Segunda Etapa - História do Corpo e Afetações na Dança

Ano de Início:

PROJETO DE PESQUISA - Profa. Dra. Carmen Patrernostro Schaffner Lotada na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, onde exerce a função administrativa de Diretora, é membro do Núcleo de Extensão, professora permanente e membro do Colegiado da pós graduação, representante titular dos conselhos CAPEX e CONSEPE, Membro do colegiado do Curso de Ensino da Dança modalidade à distancia e Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso Licenciatura e Bacharelado Diurno. Coordenadora da Linha de Pesquisa - Filosofia da Dança e Artes Performáticas ligada ao grupo de pesquisa ?Estudos corponectivos em dança artes e interseções?, liderado pelas professoras doutoras Lenira Rengel e Gilsamara Moura. Docentes afins do Grupo de Pesquisa Corponectivos com atuação no PROFDAN Profa. Dra. Marcia Mignac Profª. Dra. Maria Sofia Vilas Boas Guimarães Profa. Dra. Lenira Rengel Profa. Dra. Gilsamara Moura Projeto de pesquisa atual: Segunda Etapa do Projeto História do Corpo e Afetações na Dança. Previsão de resultados um trabalho interdisciplinar com o Núcleo de Percussão da UFBA e o Grupo de Dança Contemporânea para montagem do espetáculo "Ziriguidum" com estréia prevista para 04 de dezembro de 2017. Resumo do projeto integral O projeto insere-se na linha de pesquisa Estudos de Processos do Programa de Pós Graduação em Dança da UFBA. Iniciado em 2015, opera com um referencial teórico específico, trata de conceitos entrecruzados nas culturas ocidentais contemporâneas com obras de teóricos da cultura, da arte e da arte da dança dialogando com outros campos do conhecimento como história, sociologia, política, com acento em filosofia sobre dança/corpo, apoiando-se em reconhecidas correntes filosóficas. Propõe-se estudar processos de dança a partir de perspectivas filosóficas com imbricações socio-histórico-culturais, que refletem tendências estéticas que lidam com a crise produtiva da cena artística contemporânea, considerando dois eixos temáticos: "O corpo na história ou o que não se conta sobre corpos", e "Crise Corpo e Paixão pela Cena" Palavras-chave: dança; história do corpo; contextualização; filosofia; Programa de estudos iniciados Primeiro eixo: - O CORPO NA HISTÓRIA OU O QUE NÃO SE CONTA SOBRE CORPOS Apontamentos breves: Enfoque: pesquisas sobre o corpo enquanto construção cultural analisando contextos socio-históricos e culturais que favoreceram novos paradigmas para o corpo que dança em interfaces com dança e filosofia. Temário: Novo olhar sobre a história do corpo; Cor da pele e história do corpo no Brasil; problematizações sobre o que não se conta sobre corpos e histórias; do Lundu à Lambada tendências artísticas epocais na dança a partir do corpo; a nudez no expressionismo; gentileza tupinambá e modernismo brasileiro. Segundo eixo - CRISE CORPO E CENA Apontamentos breves: Enfoque: pesquisas sobre crises, errâncias e nomadismo nos processos criativos a partir de análises de contextos diversos. Temários: biopolítica e dança; modelos históricos de instrumentalização política da dança; estudos filosóficos sobre carne-corpo e sociedade; controle e poder na sociologia do corpo; corpo descolonizado; respostas das danças criadas em periferias sociais; tipo de abordagem na pesquisa em dança para questões da mestiçagem, hibridismo, sincretismo e interculturalismo. Terceiro eixo: HISTÓRIA DO CORPO E AFETAÇÕES NA DANÇA (SEGUNDA ETAPA) Será uma etapa com previsão de resultados práticos de montagem de um espetáculo que será alimentado por um trabalho interdisciplinar com o Núcleo de Percussão da UFBA e o Grupo de Dança Contemporânea da Escola de Dança- Linha étnica para montagem do espetáculo ?Ziriguidum? com estréia prevista para 04 de dezembro de 2017. O ponto de partida para a criação serão as peças de percussão do CD Ziriguidum do Núcleo de Percussão da UFBA com direção do Maestro Jorge Sacramento.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Carmen Paternostro Schaffner
Quantidade de Integrantes: