Sob o signo da pobreza: Dinâmicas psicossociais e educacionais de pessoas de camadas populares a partir da perspectiva da psicologia semiótico- cultural

Ano de Início: 
2019
Resumo: 

Analisaremos as dinâmicas psicossociais e educacionais de pessoas de camadas populares na transição entre diferentes contextos socioculturais em três diferentes centros urbanos na Bahia. Todos os dias, no Brasil, milhões de pessoas de camadas populares fazem essa transição: elas atravessam a membrana entre a sua residência, a escola, a universidade e inúmeros espaços urbanos. Dependendo de quem narra essas transições, cada contexto pode ter diferentes significados (um exemplo muito eloquente é usar o signo ?favela? e o signo ?comunidade? como sinônimos de contextos de pobreza). As ruas demarcam a transição entre o ?dentro? e o ?fora? de cada membrana. Isso acontece, por exemplo, com adultos que são ?pais? ou ?membros? de uma dada comunidade e, então, tornam-se ?faxineiras? ou ?lixeiras? fora dos limites dessa comunidade. Neste estudo, portanto, serão analisados precisamente os momentos cruciais do ato de atravessar as membranas, observando as linhas fronteiriças físicas, simbólicas e sociais de diferentes contextos no movimento da casa para a escola ou universidade, cruzando os espaços urbanos. O que acontece com a experiência psicológica dessas pessoas quando elas cruzam a membrana ao ir da sua residência na periferia urbana para a universidade ou para a escola? Quais são as consequências dessas transições entre fronteiras? Como um dos lados da fronteira é significado em relação ao outro lado? Como estar de um lado produz autonarrativas sobre si mesmo e sobre os seus projetos de vida? Quais as consequências das definições de identidade para o acesso ao bem estar público e à construção de projetos de vida? Acreditamos que essas questões podem ser respondidas observando o atravessamento das membranas sociais e registrando os signos produzidos por essas pessoas. A relevância deste estudo reside em aspectos científicos e aspectos sociais. No que concerne aos primeiros, o conhecimento produzido poderá ampliar a compreensão do tema da pobreza, uma vez que a maior parte dos estudos que abordam trajetórias de pessoas de camadas populares se centra na dimensão estritamente econômica. Sobre a relevância social, a partir das análises realizadas sobre as narrativas dos participantes, será possível refletir sobre elementos que constituem essas trajetórias e que, uma vez conhecidos, poderão fomentar políticas, programas e projetos no âmbito das instituições voltadas para a promoção da cidadania e igualdade social. [O projeto está sendo coordenado pelos Profs. Drs. Maria Virginia Machado Dazzani, Giuseppina Marsico (Universidade de Salerno, Itália/Professora Visitante Estrangeira UFBA) e Luca Tateo (Aalborg University, Dinamarca/Professor Visitante Estrangeira UFBA)]

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Maria Virgínia Machado Dazzani
Quantidade de Integrantes: 
29
Instituições Financiadoras: 
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico