Subprojeto CIDADES DIASPÓRICAS NO ATLÂNTICO NEGRO - vinculado ao Projeto CIDADE, HISTÓRIA e AMBIENTE

Ano de Início:

A proposta de internacionalização Cidades Diaspóricas no Atlântico Negro, centra-se na cooperação técnica, acadêmica e científica no eixo Sul-Sul, notadamente, na relação a ser construída entre Brasil e África no campo disciplinar da Arquitetura e Urbanismo. A proposta visa uma articulação com países africanos que passaram pelo processo de diáspora no Atlântico Negro, e cujos povos contribuíram para o processo civilizatório brasileiro, notadamente, os proveniente da África Ocidental, Subaariana, Meridional, e Oriental, vinculados aos ciclos da escravidão no Brasil: ciclos da Guiné (povos senegaleses e guineenses); Congo-Angola (povos Bantus e Benguelas), Costa da Mina (povos Shanti e Afanti), Baía do Benim (povos Haussás, Daomeanos, e Iorubás). Povos que durante cinco séculos foram à mão-de-obra do Brasil Colônia e do Império do Brasil. Os países africanos e suas respectivas universidades relacionadas ao projeto são: na África Lusófona Angola (UTANGA - Universidade Nacional de Angola), Moçambique (UEM Universidade Eduardo Mondlane), Guiné-Bissau (INEP Instituto Nacional de Estudos de Pesquisa de Guiné-Bissau), e Cabo Verde (Universidade de Cabo Verde); na África Francófona Senegal (IFAN Instituto Francês da África Negra), Benim (Universidade Nacional do Bemim), e Congo (Universidade de Kinshasa); na África Anglo-Saxônica Nigéria (Obafemi Awolowo University), e Ghana (University of Ghana). Propõem-se, também, conexões com os países europeus que propiciaram a Partilha da África, com a pilhagem do continente para o desenvolvimento do capitalismo comercial e da Revolução Industrial. Países que estabeleceram, também, o processo de diáspora dos povos africanos no Novo Mundo, com a implantação do tráfego de negros para alimentar o sistema escravagista nos plantantions das Américas, com a migração forçada de dez milhões de negros. Os países europeus e suas respectivas universidades relacionadas no projeto são: Portugal (CES Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), França (CEAF Centres d´Etudes Africaines du EHESS - École des Hautes Études em Sciences Sociales), e Inglaterra (University of Birminghan). O projeto Cidades Diaspóricas no Atlântico Negro, se desenvolverá a partir de três eixos de pesquisa buscando traçar um paralelo entre as cidades africanas e brasileiras: 1 Diáspora Africana no Atlântico Negro: Cidades Africanas e Brasileiras; 2 Arquiteturas Africanas e Afro-brasileiras; 3 Racismo e Cidade: segregação étnico-racial e resistências urbanas em África e Brasil. Problematizando esses temas entre as realidades brasileiras e africanas, o projeto propõe ser uma ponte entre os dois mundos da diáspora.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Fabio Macedo Velame
Quantidade de Integrantes: