Tecendo o Corpo Humano - Uma Proposta Pedagógica Inovadora para Deficientes Visuais e Cadeirantes

Ano de Início:

Este programa é de tecnologia assistiva que visa apresentar aos deficientes visuais e cadeirantes um trabalho voltado para a sua forma de percepção, integrando-os no contexto das práticas anatômicas em cursos da Área de Saúde. A anatomia é composta de conteúdo com muitas informações visuais, dificultando e praticamente inviabilizando um aluno com necessidade especial a estudar em um curso da Área de Saúde. Na anatomia, esse aluno necessita de uma maior proximidade e de um período bem mais prolongado de contato com o cadáver, para assimilar a morfologia do corpo humano, se expondo mais ao formol (formaldeído). Daí a necessidade de se desenvolver novas técnicas evitando a exposição do aluno e professor ao formol. Com este programa será implantado o Núcleo Interinstitucional de Plastinação-NIPlast, com parceria com FCMSCSP, USP e Universidade de Toledo, Ohio, Estados Unidos. Dentre os objetivos destacamos apresentar aos portadores de necessidades educacionais especiais: um estudo com modelos anatômicos e peças plastinadas com textos gravados das estruturas; oferecer suporte didático ao processo de ensino-aprendizagem de Anatomia aos alunos com necessidade especial na Área de Saúde; e fortalecer a relação entre Universidade e Ensino Médio, através do desenvolvimento de programas colaborativos com professores da rede pública de ensino.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Telma Sumie Masuko
Quantidade de Integrantes: