Tensões culturais e subjetivas na experiência identitária de ser negro: um estudo com estudantes universitários

Ano de Início: 
2019
Resumo: 

O objeto deste projeto são as trajetórias universitárias de estudantes negros, considerando a necessidade de produção de conhecimento psicológico sobre a experiência vivida por eles dentro deste espaço específico de educação. Com isso, pretende-se fornecer elementos para a compreensão de como as vivências universitárias entrelaçam-se com a tarefa desenvolvimental de jovens negros. Este projeto faz parte de uma pesquisa de Doutorado realizada por Adrielle Matos Teixeira, sob orientação da professora Drª Maria Virginia Machado Dazzani, que objetiva analisar como estudantes negros negociam significações na construção do self nas suas trajetórias universitárias. A relevância deste estudo reside tanto nos aspectos científicos quanto nos aspectos sociais. No que concerne aos primeiros, o conhecimento produzido ampliará as possibilidades de análise da problemática tratada, uma vez que a maior parte dos estudos que abordam trajetórias de estudantes universitários negros centra-se nos aspectos sociais, políticos ou educacionais. Sobre a relevância social, a partir das análises realizadas sobre as narrativas dos participantes, será possível evidenciar e refletir sobre elementos que constituem essas trajetórias e que, uma vez conhecidos, poderão embasar a estruturação de programas e projetos no âmbito das universidades.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Maria Virgínia Machado Dazzani
Quantidade de Integrantes: 
3