A transição Universidade-Mundo do trabalho: explorando o impacto das vivências acadêmicas em egressos de diferentes cursos da UFBa

Ano de Início:

A pesquisa sobre egressos é considerada como uma forma de avaliação das politicas públicas no âmbito da educação voltada para a verificação da apropriação de conhecimentos, habilidades e técnicas por parte dos seus beneficiários (Lordelo & Dazzani, 2012) e sua articulação com a sociedade. Ela também é compreendida como um instrumento fundamental de avaliação efetividade da utilização dos recursos aplicados nos programas de formação. Por outro lado, a investigação sobre a trajetória dos alunos egressos da universidade serve como fonte de informação gerencial permitindo a tomada de decisões sobre o planejamento dos cursos, arranjos didáticos pedagógicos e modalidades formativas com impacto direto na construção das múltiplas identidades profissionais (Machado, 2010). Assim, a inexistência de um sistema de acompanhamento dos egressos impossibilita uma adequada avaliação sobre a plena realização da função social da universidade.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Antônio Virgílio Bittencourt Bastos
Quantidade de Integrantes: