Vulnerabilidades de mulheres envolvidas com álcool e outras drogas

Ano de Início:

As mulheres estão envolvidas com o fenômeno das drogas de diversas formas. O envolvimento vai além do ato de consumir ou traficar algum tipo de droga. Implica em consequências pelo fato de estar ligada amorosa e/ou sexualmente a alguém que consome e/ou trafica drogas, exercendo os papéis e as funções social e culturalmente estabelecidos para as mulheres. As consequências diferenciam de acordo com a pessoa, o contexto no qual ela está inserida, com a droga utilizada e seu padrão de uso, resultando em implicações na saúde. Essa concepção ainda não é adotada nas pesquisas e nas práticas de cuidados em saúde, as quais tendem a enfatizar os efeitos do consumo das drogas sobre o organismo, ressaltando as consequências sobre o ciclo reprodutivo e sobre o feto, quando as mulheres estão grávidas. Tal tendência revela a reprodução de construções sociais e culturais que destaca a função reprodutiva como a mais relevante para as mulheres. Tendo como objeto de investigação vulnerabilidades de mulheres envolvidas com álcool e outras drogas, a pesquisa tem como objetivos: Caracterizar o perfil sociodemográfico, sexual e reprodutivo e o padrão de uso de drogas de mulheres envolvidas com álcool e outras drogas atendidas em Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS); Identificar situações de vulnerabilidades para mulheres envolvidas com álcool e outras drogas a partir da história oral temática das mesmas; Descrever situações de violência vivenciadas pelas mulheres decorrentes do seu envolvimento com álcool e outras drogas; Apreender as representações sociais de enfermeiras sobre o envolvimento de mulheres com o fenômeno das drogas; Discutir as representações sociais aprendidas, numa perspectiva de gênero e da integralidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Serão utilizados multimétodos para produção e análise das informações. Serão investigadas gestantes e enfermeiras que estejam, respectivamente, em atendimento e prestando cuidados nas unidades de saúde selecionadas. A ética permeará todo o processo dessa pesquisa, estabelecidos pela Resolução 196/96. A relevância desta investigação se baseia, dentre outros aspectos, na possibilidade de apontar para especificidades relacionadas ao consumo de drogas por mulheres em diferentes contextos numa correlação com aspectos da ideologia de gênero (raça/cor, geração, classe social, ocupação, etc.); contribuir para melhoria da assistência de enfermagem para pessoas usuárias de álcool e outras drogas, fornecendo subsídios para adoção de medidas de redução de danos direcionadas prioritariamente à mulher, com extensão ao feto e familiares, com base no princípio da integralidade.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Jeane Freitas de Oliveira
Quantidade de Integrantes: