Este subprojeto entende que, mais do que nunca, a formação docente em filosofia precisa instituir uma práxis pedagógica que, efetivamente, possa recuperar as perdas históricas e inovar os métodos de aprendizagem da filosofia nas escolas públicas. É um grande desafio superar o retrocesso que a formação educacional das humanidades sofreu quando, pela implantação da lei 5.692 de Diretrizes e Bases, em 1971, a Filosofia e a Sociologia foram substituídas pelas disciplinas EMC (Educação Moral e Cívica) e OSPB (Organização Social e Política do Brasil); no momento histórico atual , a retirada das disciplinas de Filosofia e Sociologia como componentes obrigatórios do currículo escolar faz novamente a educação brasileira retroceder.
A participação da Filosofia no projeto institucional da Residência Pedagógica nos parece extremamente propícia, pois, de um lado, o campo de trabalho dos licenciados nessa área será necessariamente ampliado; e, de outro lado, a carência, já existente, de profissionais especificamente formados na área, atingirá índices preocupantes. O ensino e o aprendizado de filosofia no Brasil precisa ser cultivado, ampliado e melhorado, e a boa formação de profissionais na área pode vir a cumprir um papel importante na elaboração de planos de ações pedagógicas interdisciplinares, tão valorizadas em nossos dias. Por outro lado, é também um desafio enfrentar o abismo entre o grande aumento de massa crítica sofisticada, de publicações e de eventos na área da filosofia universitária (que assistimos, com satisfação, no que concerne especificamente à UFBA), e a prática pedagógica, ainda altamente difundida, do ensino de Filosofia, pela mera repetição automática de manuais superados.
Trata-se de conceber a atividade docente da filosofia como uma “Oficina de Conceitos”, isto é, como uma prática de manipulação e uso de conceitos clássicos já existentes, mas, para usar o conceito famoso de Gilles Deleuze, também como um instigar para a construção de novos conceitos, conforme se chegue a novas formulações de problemas (antigos ou novos) acerca da racional idade humana. A Filosofia auxilia a entender obras de pensamento e obras de arte; ela pode investigar a racionalidade das ações humanas e seus valores éticos e políticos, dentro de situações concretas vividas; e pode ser muito útil nos debates epistemológicos em torno das ciências e, sobretudo, na consciência dos limites lógicos e éticos de suas aplicações.
O ensino de Filosofia deve se pautar pela investigação dos conceitos e dos problemas filosóficos concernentes à racionalidade humana, mas essa investigação só tem sentido na medida em que puder propiciar ao aluno a capacidade de formular, por ele mesmo, esses conceitos e esses problemas, a partir de suas experiências e leituras. Quer adote uma postura teórica sistemática, quer adote uma postura mais histórica, o professor de Filosofia nunca deve tomar um conceito filosófico como algo pronto e acabado: mesmo que se parta de uma definição dada por um filósofo ou obra específica, outros aspectos, propriedades ou funções dos conceitos em questão deverão poder ser encontrados, em sua aplicação a situações concretas e determinadas. A oferta desta instrumentalização, de ordem intelectual, tem por fim a instauração de um espírito crítico.
O residente deve ser capaz de justificar, a partir de critérios, sejam eles éticos, epistêmicos ou estéticos, suas ações no mundo; ou ainda, é necessário e urgente, em nossa sociedade, a instrução que auxilia na reflexão que demonstra o porquê de uma ação ser preferida em detrimento de outra. Desse modo, o que aparece em um primeiro momento como um elemento puramente intelectual tem seu reflexo na ordem diária da vida em comunidade. O âmbito da ação e o da intelecção, quando pensados de modo justificados, não se separam.
• Ensino Médio - 2ª Série • Ensino Médio - 3ª Série • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 2ª Série • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 3ª Série • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 1ª Série • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 4ª Série • EJA - Ensino Médio • Curso Técnico Integrado na Modalidade EJA (EJA integrada à Educação Profissional de Nível Médio) • Ensino Médio - 1ª Série