Objetivo Geral
Analisar as condições de ensino e aprendizagem da educação básica através de pesquisas, que possa subsidiar a prática docente no planejamento de intervenções pedagógicas e regência da disciplina de Sociologia, de forma interdisciplinar utilizando os pressupostos teóricos metodológicos das Ciências Sociais.
Objetivos Específicos
• Desenvolver projetos de estágio na perspectiva da pesquisa, considerando a necessidade de analisar os espaços educacionais e as práticas pedagógicas na formação dos professores;
• Construir instrumentos de pesquisa que permitam investigar a realidade da escola, dos professores e alunos envolvidos com a disciplina de Sociologia;
• Analisar a escola pública enquanto questão sociológica, considerando suas múltiplas dimensões e os problemas que dificultam os processos de ensino e aprendizagem.
• Planejar a regência na disciplina de Sociologia, considerando o perfil dos estudantes e os pressupostos teóricos metodológicos das Ciências Sociais;
• Organizar intervenções pedagógicas interdisciplinares na escola, considerando as demandas da comunidade escolar e a relevância dos conteúdos abordados;
• Avaliar as práticas docentes planejadas e executadas na regência pelo professor preceptor e pelos estagiários envolvidos no programa, considerando os conteúdos e metodologias.
• Produzir conhecimento sobre as reais idades investigadas, considerando a necessidade de melhorar o efeito das práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem.
• Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 1ª Série • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 2ª Série • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 3ª Série • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 4ª Série • Curso Técnico Integrado na Modal idade EJA (EJA integrada à Educação Profissional de Nível Médio) • EJA - Ensino Médio • Ensino Médio - 1ª Série • Ensino Médio - 2ª Série • Ensino Médio - 3ª Série