“ReFLOREStar”: experiências entre a dança e o audiovisual

Este é um projeto de composição artística em dança, visando agora a experimentação nocampo do audiovisual, na interação dança e cinema. ReFLOREStar, advém de um outroprojeto, aprovado e realizado em 2017, pelo Edital PIBExA do mesmo ano, no qual foi desenvolvido um trabalho de composição coreográfica em Dança Contemporânea por meio de um processo investigativo nas questões do feminino e de situações vivenciadas pessoalmente, que tomou como base elementos de práticas como o parkour (método detreinamento que nos permite ultrapassar obstáculos tanto no meio urbano) as danças urbanas e a capoeira, em diálogo com questões que enfatizam o corpo da mulher no espaço público. Essa pesquisa foi desempenhada comencontros semanais entre um grupo de mulheres e algumas pessoas convidadas, em locais públicos na cidade de Salvador, tendo em vista a possibilidade de ocorrer dentro e fora da Universidade, como algumas cidades do interior da Bahia, com encontros que agregaram bastante ao projeto, também em Amargosa e Jequié. E sendo apresentada em novembro de 2017. Com os resultados alcançados nas pesquisas, encontros, entre práticas e discussões sobre o tema, oficinas, treinos e entrevistas, o desejo de continuar com o amadurecimento e as novas experiências que contribuam para o crescimento do projeto/pesquisa, alavancou essa ideia perpassando também pelo cinema, numa integração imagética do audiovisual com a dança.

Coordenação:
Jéssica Damaceno Barbosa (estudante)
Daniela Bemfica Guimarães (professora tutora)