Coleção Arquitetura Moderna na Bahia (1947-1951)

A coleção Arquitetura Moderna na Bahia (1947 – 1951) é formada por cinco volumes. No volume 1 busca-se identificar ‘O lugar da Bahia na história da arquitetura moderna brasileira’, através da revisão historiográfica e do levantamento das obras arquitetônicas difundidas nas revistas de arquitetura e nas Bienais Internacionais de Arte de São Paulo. O volume 2 enfoca ‘O Epucs e a autonomização do campo arquitetônico na Bahia’ e registra a transformação informal do Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador (Epucs) no primeiro escritório de arquitetura do estado, contribuindo para a consolidação da arquitetura moderna. O volume 3, “Um teto para cada escola”: o Plano de Edificações Escolares de Anísio Teixeira, aborda a singular interação entre planejamento urbano, arquitetura moderna, reforma pedagógica e artes plásticas presente nas obras executadas durante a gestão de Anísio Teixeira na Secretaria de Educação e Saúde da Bahia. O volume 4, penúltimo da coleção, se intitula ‘Arquitetura, educação e arte: o Centro Educativo de Arte Teatral’ e analisa os tortuosos caminhos que levaram à construção do Teatro Castro Alves, concebido como o maior e mais arrojado teatro brasileiro e como um importante centro de formação técnica e artística. Por fim, o volume 5, intitulado ‘O transatlântico e o avião: arquitetura moderna e turismo na Bahia,’ apresenta o processo de projetação e construção do Hotel da Bahia e do Hotel Paulo Afonso, com claras influências da obra do arquiteto Le Corbusier.

Autor(a) (es/as):
Nivaldo Vieira de Andrade Junior