A matemática das mulheres – as marcas de gênero na trajetória profissional das professoras fundadoras do Instituto de Matemática e Física da Universidade da Bahia (1941-1980)

Esta publicação traz a história de luta das professoras articuladoras e fundadoras do Instituto de Matemática e Física da Universidade Federal da Bahia – Arlete Cerqueira Lima, Martha Maria de Souza Dantas e as docentes que as sucederam. Mulheres que, de modo inusitado e rompendo barreiras que pareciam intransponíveis, criaram um espaço de construção de conhecimento numa área marcada, nas representações sociais, pela masculinidade: a matemática.  Discutem-se as assimetrias de gênero que permearam suas trajetórias, assim como analisam-se as estratégias de sobrevivência utilizadas por elas para manterem-se ativas no cenário matemático baiano. A obra destaca-se também por transitar entre a verticalidade da ciência matemática e a horizontalidade das ciências humanas e sociais.

Autor(a) (es/as):
Márcia Barbosa de Menezes