Tutorial Pergamum

As bibliotecas da UFBA reúnem um contigente expressivo de publicações dedicadas ao campo da cultura. Não caberia aqui apresentar uma lista com todos os títulos e autores, já que isso pode ser obtido por meio do Pergamum, sistema de gerenciamento integrado do acervo bibliográfico da rede de bilbiotecas da Universidade. Nesse sentido, elaboramos um breve tutorial utilizando palavras-chaves da área cultural a fim de facilitar o uso do Pergamum.

 

Além disso, logo abaixo do tutorial, constam dois arquivos que identificam os materiais registrados com os termos "arte" e "política cultural" no acervo da rede de bibliotecas da UFBA. O levantamento foi feito pela Coordenação de Gestão do Sistema Pergamum, do SIstema Universitário de Bibliotecas da UFBA. 

 

  • - Acesse o site do Pergamum por meio do link: http://www.pergamum.bib.ufba.br/pergamum/biblioteca/index.php  e no campo “Pesquisa Geral”, coloque uma palavra-chave, que pode ser um título, o nome de um autor ou um assunto. E clique em “Pesquisar”. 

     

  • - Para refinar a pesquisa, utilize filtros clicando em “Abrir mais opções de consulta”, onde será possível pesquisar por “Palavra” ou “Índice”. Se a opção for por “Palavra”, o catálogo fará a busca por título, assunto, autor ou livre (pesquisa feita em qualquer um dos campos). A pesquisa por palavra recupera todas as obras que contenham o termo digitado em qualquer posição do texto. Por exemplo, se selecionar a opção por “palavra” e por “título” e digitar “cultural”, o sistema fará uma busca nesse termo em qualquer posição que ele apareça no título, subtítulos e títulos variantes (início, meio ou fim). Nesse exemplo, o sistema encontrou 1431 resultados. 

     

  • - Na busca por Índice, além da pesquisa por título, assunto e autor, é possível pesquisar também por série, editora, ISSN, número de chamada, dentre outros, conforme opções do campo “Buscar por”. Vale destacar que nesse tipo de busca, quando o termo digitado não é encontrado, o sistema exclui o último caracter e refaz a busca automaticamente e assim sucessivamente até encontrar um resultado. A pesquisa por índice é mais indicada para direcionar a busca, já que por palavra o sistema  vai buscar o termo em todos os campos possíveis.

     

  • - Seguindo com o nosso exemplo, ao buscar “cultural” aplicando os filtros “índice” e “título”, o resultado foi de 62 registros, muito menor do que a busca por “palavra” (1431 registros). Isso ocorre porque a busca por “Índice” recupera as obras cujo campo indicado no “Busca Por” inicie com o argumento da pesquisa, ou seja,  o termo digitado deve estar no início da opção escolhida. No caso de “palavra” não há essa limitação. 

     

  • - O sistema permite aplicação de outros filtros, como “Ordenação” (no qual o usuário indica a ordem em que deseja que os resultados da pesquisa sejam exibidos); “Ano de publicação”; “Tipo de obra” (livros, periódicos, dissertações, teses, artigos etc); Coleção (Isaias Alves, Doralice Alcoforado, obras valiosas, Coleção EDUFBA etc.) e “Unidade de Informação”, que apresenta as unidades onde há materiais disponíveis, a exemplo da Biblioteca Universitária Reitor Macêdo Costa, Faculdade de Arquitetura e Arquivo – Lugares de Memória.  

     

    No exemplo anterior, ao colocar a palavra “Cultural” e filtrar a pesquisa por “Palavra”, “Título”, Ordenação “Título”, nas Unidades “Biblioteca Universitária Reitor Macêdo Costa” e “Centro de Estudos Afro Orientais”, foram encontrados 527 registros, entre livros (424), periódicos (24), dissertações (19), teses (8) e outros documentos.

     

  • - Outro filtro disponível é o “Ano de publicação”, que delimita ainda mais a pesquisa. Ao fazermos a busca em todas as unidades de informação, pesquisando por “palavra” e “título”, utilizando o termo “cultural”, considerando 2019 como ano de publicação, obteve-se dois resultados.

     

  • 7º - O resultado é diferente quando mantemos o ano de publicação 2019, mas mudamos o filtro da pesquisa de “título” para “assunto”, que amplia o campo de busca. Nesse caso, há registro de 23 materiais, entre artigos, dissertações, livros e teses. 

     

  • - A busca por assunto permite a inclusão de materiais que não possuem o termo procurado no seu título, mas sim em sua ficha catalográfica,  conforme exemplo do livro “A invenção da baianidade: segundo as letras de canções”, que possui a palavra “Cultura” registrada apenas em “Assunto” e não no seu título. Observe, também, que apesar de utilizarmos o termo “Cultural” como palavra-chave, a busca envolveu outros termos, como “Cultura”. 

     

  • - É possível refinar ainda mais a busca por um material bibliográfico no Pergamum. Na página “Pesquisa geral”, no canto direito da tela, em “Selecione outras pesquisas”, o usuário poderá efetuar ainda “Pesquisa avançada” pesquisa por “Autoridade” “Pesquisa Acessibilidade”.

     

  • 10º - A “Pesquisa avançada” utiliza operadores booleanos para refinar e dar mais precisão na busca. Em síntese, são palavras que indicam ao sistema de busca como os termos da pesquisa devem ser combinados. O Pergamum trabalha com 6 operadores booleanos (“e” “ou” “não” “depois” “anterior” “próximo”), sendo permitido cruzar até três campos de informação (por Título, Autor, Assunto ou Livre).  Os operadores booleanos mais utilizando são “E” “Ou” “Não” e funcionam no seguinte modo:

    - “E”: a busca é realizada utilizando os termos digitados nos dois ou três campos.

    - “Ou”: a busca é realizada utilizando um ou outro termo digitado.

    - “Não”: a seleção inclui o termo digitado no primeiro campo e exclui o termo colocado no campo seguinte.

     

  • 11º - Utilizando o operador “E”, no campo de “Título”, buscando a combinação das palavras  “Identidade” “Cultural”, obteve-se 56 resultados, todos com essas duas palavras no seu título. 

     

  • 12º - O operador “Não” é útil quando uma palavra ou parte dela é utilizada em áreas que a pesquisa não pretende atingir. Por exemplo: podemos colocar a palavra “Cultura” no primeiro campo, o marcador “Não” e o termo “Agricultura” no segundo. O sistema incluirá na busca o primeiro termo e excluirá o segundo.

     

    É possível utilizar outros filtros em “Pesquisa Avançada”. Basta clicar em “Abrir mais opções de consulta” e selecionar os filtros desejados. No exemplo a seguir, utilizamos o marcador booleano “Depois” e os termos “Politica” “Cultural”, restringindo a busca apenas aos “Livros” (filtro “Tipo de obra”). 

     

  • 13º - Após realizar a pesquisa sobre um termo ou expressão, é possível fazer a reserva do material pelo próprio Pergamum. Para cada material pesquisado, será disponibilizado: capa do material (opcional), seu título, o ano da sua publicação, e seu número de chamada, que representa a localização física do material no acervo. Para verificar a disponibilidade do material no acervo, clique em “exemplares” e utilize o filtro para selecionar a biblioteca e verificar se algum exemplar está ali disponível. 

     

  •  

     

    Maiores informações podem ser obtidas

    por meio do Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA (http://www.sibi.ufba.br/ ; https://www.instagram.com/sibi.ufba/)

    e no canal do Pergamum no Youtube (https://www.youtube.com/c/PergamumSoftware/featured)