Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE

Histórico:

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (MAE/UFBA) foi inaugurado no ano de 1983, a partir de artefatos coletados em pesquisas científicas no âmbito da universidade. Encontra-se implantado em um sítio arqueológico do período colonial, no qual podemos visualizar os vestígios arquitetônicos do Colégio dos Jesuítas, complexo arquitetônico construído em meados do século XVI. Através da preservação e exposição de acervos representativos do passado pré-colonial, colonial e da contemporaneidade das populações indígenas, o MAE/UFBA oferece uma viagem pela diversidade étnica e cultural brasileira.

Descrição:

O museu guarda valioso patrimônio em busca de preservar e reconstituir a memória e identidade do povo brasileiro através de suas exposições de acervos arqueológicos e etnográficos representativos do passado pré-colonial, colonial e contemporaneidade de povos indígenas que contribuíram para a formação da diversidade de povos e identidades brasileiras. O visitante que o percorre ingressa numa viagem no tempo arqueológico, etnológico e histórico e tem uma experiência incomparável como nenhuma outra, já que seus acervos em exposição focalizam o território da Bahia e de partes do Brasil em sua diversas nuances étnicas e culturais.

Tipologia de Acervo:
Artefatos arqueológicos e etnológicos brasileiros.
Localização:

Terreiro de Jesus, s/n, Prédio da Faculdade de Medicina da Bahia - Pelourinho