Museu de Arte Sacra - MAS

Unidade:
Histórico:

O MAS/UFBA encontra-se consolidado e reconhecido como um dos mais importantes museus no gênero nas Américas, não somente pela sua rara e preciosa coleção de Arte sacra Cristã, mas também por ela estar abrigada em um dos mais destacados conjuntos arquitetônicos seiscentista brasileiro. Instalado no antigo Convento de Santa Teresa, o Museu de Arte Sacra da UFBA foi inaugurado em 10 de Agosto de 1959, pelo então Reitor da Universidade Federal da Bahia, Edgar Santos. Foi assinado um convênio entre a Universidade e a Arquidiocese de São Salvador pelo qual a Universidade obrigava-se a restaurar o conjunto arquitetônico com a assessoria e supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O Museu de Arte Sacra nasce como o primeiro museu universitário da Bahia. Sua proposta desde a criação esteve voltada não apenas à valorização patrimonial, mas a disseminação do conhecimento à sociedade, através de cursos e pesquisas, servindo como instrumento de investigação científica.

Fonte: www.mas.ufba.br

Tipologia de Acervo: