Museu de História Natural (Museu de Zoologia e Herbário Alexandre Leal Costa)

Histórico:

Localizados no Instituto de Biologia da UFBA, o Museu de Zoologia e o Herbário Alexandre Leal Costa, em conjunto, formam o Museu de História Natural da UFBA, um projeto já idealizado, mas que ainda aguarda por instalações físicas. Mesmo ainda não estando unidos na mesma estrutura, as duas unidades dialogam e se mantém próximas também com o objetivo de valorizar e contribuir na preservação da biodiversidade baiana e brasileira. O documentário apresenta informações sobre a história, acervos, coleções e atividades desenvolvidas nestes dois espaços universitários. FONTE: TV UFBA (https://www.ufba.br/tvufba/716-tvufbadoc-museu-de-hist%C3%B3ria-natural-...).

Descrição:
O Herbário ALCB está credenciado como instituição Fiel Depositária de amostras do componente genético, de acordo com a Deliberação do MMA/CGEN nº 10, de 20 de fevereiro de 2009. A partir dessa iniciativa, foi possível o acordo de intercâmbio de espécimes com o herbário do Smithsonian Institution (EUA). Mais recentemente, o Herbário ALCB foi incluído ao projeto “Instituto Herbário Virtual da Flora e Fungos do Brasil”, cuja missão é prover à sociedade em geral, e ao poder público e comunidade científica em especial, infra-estrutura de dados de acesso público integrando as informações dos acervos do país através da rede speciesLink.

Dentre as atividades de intercâmbio (empréstimos e doações) realizadas pelo ALCB, destacam-se as doações de materiais enviadas para diversos herbários nacionais (MBM, HUEFS, CEPLAC, EAC, HUNEB-A, HRB, CEPLAC, HST, UFG, RB, SPF, SPFR, VIES/ES, HTSA) e internacionais (entre eles, Argentina–CTES, Mar del Plata e EUA–Smithsonian Institution, Universidade de Málaga e Herbário Nacional de México - MEXU), proporcionando condições para o desenvolvimento de pesquisa científica entre seus docentes e alunos.

O Museu de Zoologia tem sua origem na antiga “Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras”, criada em 1943, com a incorporação da Coleção de borboletas do Dr. Pedro de Araújo. Tem suas bases centradas na pesquisa da biodiversidade brasileira. Hoje, o MZUFBA ainda vive sua fase embrionária, mas, desde seu primeiro momento, imbuído da seriedade e obstinação na construção de um arcabouço sólido e profícuo para o exercício e divulgação da Zoologia no Brasil.
FONTE: SITE MZUFBA,
Tipologia de Acervo: