TECITECA: catalogação têxtil do estado da Bahia

A Teciteca é uma atividade de pesquisa, ensino e extensão do Núcleo Griot, um programa vinculado ao Curso de Design da Escola de Belas Artes (EBA), que esteve ativa até o segundo semestre de 2015. Em 2019.1, a Teciteca foi retomada, sob nova coordenação, para dar continuidade ao trabalho já iniciado. A Teciteca tem foco na catalogação de tecidos/não-tecidos produzidos por artesãos, para o desenvolvimento de um acervo de têxtil artesanal virtual, com informação sobre os produtores e conteúdo relacionados ao tema. Visando fomentar, fortalecer e tornar mais conhecida e acessível a produção de têxtil artesanal do Estado da Bahia, o programa Teciteca propõe estimular maior articulação entre artesãos e o campo do design de moda, design de interiores, arte, produtores têxteis e áreas afins, além da troca de saberes entre artesão e pesquisadores acadêmicos. O presente projeto tenciona dar continuidade às atividades da Teciteca, sob um recorte específico, a ativação da parceria com os artesãos da Casa das Rendeiras, Associação de Rendeiras da comunidade de Saubara, Recôncavo Baiano. Nas visitas de campo será atualizado o levantamento da produção de renda de bilro da Casa das Rendeiras e o registro das práticas têxteis artesanais, no referido local. Para uma relação mais efetiva entre a equipe da Teciteca, os artesões e a sociedade, será realizado um evento com oficinas ministradas pelos os artesãos, exposição com o material oriundo do processo de vivência da equipe em Saubara e uma feira coletiva com os produtos/produtores da Casa das Rendeiras, tudo aberto ao público. Para tanto, o projeto conta com uma equipe formada por estudantes (graduação e pós-graduação), professores, designers, artistas e colaboradores de áreas afins.

Coordenação:
Priscila Valente Lolata