Tradução, processo de criação e mídias sonoras

Este é um projeto de pesquisa, que tem uma interface com a extensão e compreende as seguintes vertentes de estudo: tradução interlingual (textos em língua inglesa, alemã e italiana para o português); tradução intersemiótica/intermídia (sistema semiótico/ mídia para outro/a); e processos de criação (processo genético de produções artísticas diversas). É um projeto em que pesquisadores (alunos, professores e técnicos) trabalham na tradução de textos de língua estrangeira para o português e na gravação e edição desses textos em mídias sonoras, dando acesso ao público brasileiro, inclusive ao deficiente visual. Articula-se com o ensino, ao aproximar alunos das práticas acadêmicas, com a orientação de monitores em disciplinas da graduação e atividades de extensão, em que são oferecidos cursos à comunidade e aos pesquisadores interessados no uso dos Programas MECDaisy (ledor para cegos), Pro.Tools (gravação e edição de textos para mídias) e na roteirização dos textos para gravação. Na atual vigência, buscamos trabalhar com a tradução e a adaptação para peça radiofônica em audiolivro do Guia para Pais de Crianças e Jovens com Câncer, uma publicação da Children"s and Young People"s Cancer and Leukaemia Group - CCLG Macmillan (2014). A solicitação foi feita à coordenadora do Grupo PRO.SOM pela Dra. Luciana Nunes, responsável pelo setor de Oncologia Pediátrica do Hospital Martagão Gesteira. Esperamos, com o presente trabalho, poder contribuir com a divulgação de informações relacionadas ao cuidado de crianças e jovens com câncer, inclusive o grupo que sofre de leucemia, trazendo-lhes mais conforto e alento no momento difícil da vida dessas famílias. Também, está sendo produzido, pela equipe do Hospital, junto com alguns pacientes oncológicos, um texto introdutório, o Dialogando sobre câncer infanto-juvenil, a fim de dar uma visão mais ampla do câncer e de suas especificidades, que também será adaptado para peça radiofônica e gravado em audiolivro.

Coordenação:
Silvia Maria Guerra Anastacio