Infância e juventude: Ética da Preservação Humana, Cidadania e Educação no Século XXI

Infância e Juventude: Ética da Preservação Humana, Cidadania e Educação no século XXI - Educação no século XXI e a condição humana e educativa da infância e da juventude. Ética da preservação da condição humana através do cuidado, da proteção e da garantia de direitos para a infância e a juventude. Estatuto da Criança e do Adolescente. Formação de educadores com destaque aos aspectos sociais, filosóficos e políticos. Estudos sobre " o século da criança" e os conceitos de solidariedade e compreensão. Educação Básica e representações identitárias da infância e da juventude no currículo. Ética e estética do habitar infanto-juvenil: design e organização especial para uma vida escolar infanto-juvenil digna. Reflexão sobre a cidadania e solidariedade como vieses de garantia e manutenção da humanidade necessária a todas as pessoas, grupos e gerações. Análise das relações contemporâneas entre indivíduo x sociedade x cultura; adultos x crianças; civilização x barbárie; cuidado x ética da proteção x abandono x direitos, direitos dos adultos x direitos das crianças, pedagogia x política etc.

 

Coordenador(a): 
Ana Katia Alves dos Santos; Nanci Helena Rebouças Franco
Quantidade de Alunos Matriculados: 
10
Código: 
EDCH72
Semestre: