Nome do(s) Dirigente(s) em 2019:
Cleverson Suzart Silva
Localização:
Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Canela - CEP: 40110-100
Telefone:
(71) 3283-7272
E-mail:
Site:
Campus:
Curso(s) de Graduação:
Programas de Educação Tutorial (PET):
Programa(s) de Pós-Graduação:
Dissertações e Teses:
- "Para além do acesso: itinerâncias de estudantes cotistas da Universidade Federal da Bahia rumo à permanência na educação superior "
- A arte na mise en scène da educação profissional.
- A crítica da centralidade do lúdico na formação humana: críticas das teses de Johan Huizinga
- A impermanência dos fenômenos da natureza na permanência da pintura de John Constable
- A intuição como faculdade: a relação entre inteligência e intuição no drama da linguagem
- A Orquestra Afropercussiva de Notas Negro-dramatúrgicas do Bando de Teatro Olodum sob a Regência do Maestro Erê
- A razão poética no grande sertão: veredas: diálogo entre Guimarães Rosa e Maria Zambrano
- Ações afirmativas e equidade formativa na Universidade Federal da Bahia: um estudo sobre ações gestoras no ensino, na pesquisa e na extensão
- Aprendendo a ler com minhas camaradas : seres, cenas, cenários e difusão do samba de roda através das sambadeiras do Recôncavo baiano.
- Apropriação dos conceitos de função: uma análise histórico-cultural
- Audiodescrição de charges e cartuns no livro didático digital: uma proposta de parâmetros à luz da gramática do design visual
- Biodiversidade: narrativas, diálogos e entrelaçamento de saberes da comunidade/escola em um território quilombola do Semiárido Baiano
- Breve história da arqueologia no sertão do Piauí (1970-1993)
- Brincar em tempos de tecnologias digitais móveis
- Desenvolvimento do conceito de luz por estudantes do ensino médio
- Diálogo entre o pluralismo epistemológico e o multiculturalismo crítico na formação inicial de professores/as de Biologia
- Discursos interdisciplinares na licenciatura: utilizando o cinema como mediador
- Educação ambiental e educação multicultural: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química
- Elementos para uma nova biografia de Wilhelm Ostwald
- Entre a Compreensão e a marginalização na sala de aula: a análise da interação entre crenças científicas e religiosas a partir do pragmatismo de John Dewey
- História e tecnologia africana: diálogos possíveis no ensino médio integrado
- Indícios de uma perspectiva (de)colonial no discurso de professores (as) de química: desafios e contribuições para a educação das relações étnico-raciais.
- J. J. Seabra e o higienismo à la carte: um estudo descritivo e analítico sobre as relações que forjaram a construção da modernidade conservadora baiana (1912-1924)
- Lise Meitner e a fissão nuclear: caminhos para uma narrativa feminista
- Memórias Periféricas... As narrativas de Mestre Nô: Capoeira Angola, Educação e Formação Humana
- O pensamento decolonial na Biogeografia e suas contribuições na formação docente
- O poder de matar e a recusa em morrer: filopoética afrodiaspórica como arquipélago de libertação
- O trato com o conhecimento da cultura corporal no currículo do ensino médio integrado á educação profissional do Instituto Federal Baiano: contribuições para uma educação politécnica
- O vaivém de Conhecimentos na travessia de corpos insurgentes no IFBA campus Seabra: caminhos que tem grandes "espinho”... ...na frente tem um lido “jardinzinho”
- Pedrinha miudinha em aruanda ê, lajedo: o modo de vida da umbanda
- Perspectiva de internacionalización en casa e interculturalidad crítica como proceso de globalización contra hegemónica potenciada por las TIC: caso en red
- Por uma formação poética
- Quem sou eu no Pelô?: A construção da identidade e a cultura popular, entre o preconceito e a resistência : o papel da educação
- Ritos, vultos e símbolos: a educação para o civismo no colégio Alberto Torres em Cruz das Almas, BA (1948-1985)
- Transmídia: reconfigurações narrativas e estratégias didáticas a partir da série Game of Thrones
- Trocas de peles no Atiba-Geo: proposições decoloniais e afro-brasileiras na invenção do corpo-território docente
- Uma história da relatividade restrita e cubismo: circulação de ideias na transição dos séculos XIX e XX
- Viver e compartilhar: fotografias de crianças no Instagram
- “Milagre do Efatá”: discursos e práticas do catolicismo na educação de surdos no Brasil (1950-1980)
Cooperação Acadêmica Internacional: Co-Tutela - UFBA na Origem:
Grupos de Pesquisa:
- Educação, Comunicação e Tecnologias
- EPIS: Educação, Política, Indivíduo e Sociedade: leituras a partir da Pedagogia, da Psicologia e da Filosofia.
- Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas
- GEPEC - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo
- Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem - GELING
Projetos de Pesquisa:
- Boite à jouer: um estudo contrastivo sobre o brincar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental nos contextos do Brasil e França
- Centro de desenvolvimento de pesquisa em políticas de esporte e de lazer da rede CEDES-Bahia
- Construção e validação de instrumentos para identificar patamares de entendimento de conteúdos científicos
- Docência na Educação Infantil: um estudo sobre o trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas em escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Salvador
- Educação superior com fins lucrativos no Brasil: implicações para a qualidade e a avaliação institucional
- Esporte e modernidade
- Experiências Curriculantes Contra-hegemônicas na Faculdade de Educação da UFBA: Primavera nos Dentes
- Formação pedagógica para a docência universitária nas áreas das Ciências Sociais e Humanas: A UFBA e a UMINHO pós-reforma educacionais do Brasil e Portugal
- História, Interdisciplinaridade, Educomunicação e Direitos Humanos para uma Cidadania Colaborativa
- Jogos eletrônicos no Ensino de Ciências
- Lazer: Conceitos e usos sociais
- Metáforas de corpos e culturas no Nordeste do Brasil: histórias e memórias tatuadas nos corpos e cultOuras de comunidades locais
- Metáforas de corpos e culturas no Nordeste do Brasil: histórias e memórias tatuadas nos corpos e culturas de comunidades locais - II
- Mídia, ZiKa-virus & Microcefalia: como os jornais brasileiros retrataram as conseqüências para o desenvolvimento infantil das crianças atingidas
- Múltiplos Corpos e Culturas no Nordeste do Brasil - memórias e histórias sensíveis de comunidades da Ilha de Itaparica Recôncavo Baiano
- O abecê nordestino e a alfabetização na Bahia
- O corpo e seus castigos na história da educação brasileira: rituais cotidianos e a imprensa brasileira
- O Ensino Secundário no Brasil em perspectiva histórica e comparada (1942-1961)
- O Mestrado Profissional em Educação no Território de Irecê-Ba: articulações entre Universidade e Escola Básica e as pesquisas de intervenção
- O Mestrado Profissional em Educação: articulações entre Universidade e Escola Básica e as pesquisas de intervenção
- O reflexo do movimento da sociedade em torno da área Educação e Tecnologias Digitais na agenda de um grupo de pesquisadores da área
- Os discursos oficiais e os paradoxos decorrentes da inclusão escolar: uma proposta de discussão coma Comissão de Direitos Humanos da OAB/BA, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em parcería com a Coordenação do Projeto
- Os impactos sociais da reforma trabalhista: uma análise das experiências internacionais
- Peculiaridades da Aquisição da Escrita na Língua Portuguesa
- Práticas pedagógicas
- Produção do conhecimento e politicas públicas de juventude em paises de língua portuguesa
- Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil
- Teatro do oprimido e infâncias: Implicações do jogo dramático/teatral na formação simbólica da criança
- Você é o que compartilha: construindo outras educações
Pesquisadores(as) do CNPq:
Programas de Iniciação Científica:
- A modernização da tradição: as disputas pela esportivização da capoeira em Salvador/ Bahia
- Educação e formação de professores: cultura digital e construção de direitos humanos na escola
- Educação e Formação de Professores: Cultura Digital e Construção dos Direitos Humanos na Escola - Parte II
- Experiências Curriculantes Contra-hegemônicas na Faculdade de Educação da UFBA: Primavera nos Dentes
- História e historiografia do ensino de história
- Memórias de um patrimônio cultural: a biografia do Mestre Bimba e a capoeira na ditadura militar
- Metáforas de corpos e culturas no Nordeste do Brasil: histórias e memórias tatuadas nos corpos e culturas de comunidades locais - II
- Projeto Griô: memória, cultura e educação na comunidade do Alto das Pombas (2018/2019)
- Projeto Griô: memória, cultura e educação na comunidade do Alto das Pombas (2019/2020)
Atividades de Extensão:
- 7ª JITOU Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido: Redes, luta... ação! Boal, presente!
- A vivência da capoeira no espaço/ tempo de lazer para uma vida de mais qualidade
- Ateliê de Produção de Tintas Naturais
- Cine Debate Didática e Cenas Contemporâneas
- Contações de Histórias, aqui, ali, acolá para todo mundo em todo lugar!
- Corpo, Cultura e Linguagem: A língua inglesa em questão
- Corpos Insubmissos Emancipação Humana
- CURSO DE EXTENSÃO INFÂNCIA E JUVENTUDE: Ética da Preservação humana, Cidadania e Educação no Século XXI
- Debate: Feminismos, gênero, raça e classe
- Desenvolvimento Humano e o processo educativo: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural II
- Educação e sociedade: diálogos contemporâneos
- Educação, pobreza e desigualdade social
- Grupo de Ginástica da Universidade Federal da Bahia
- II Ciclo de Palestras - Diálogos com a Educação
- II Colóquio Conversas Afiadas: Experiências no Ensino de Língua Portuguesa
- III Seminário Griô: Culturas Populares, Identidades e Resistência
- Instalação Educação Infantil, brinquedos, crianças e professores/as brincantes
- IV Festival de Cinema do Grupo HCEL - Corpos insubmissos: vendo a Vênus Negra e desconstruindo lógicas racista
- IV Seminário Ed. infantil e Múltiplas Linguagens
- Laboratório de Ensino de História (LabEH)
- Laboratório de Estudos de Gênero, Raça e Educação
- Livros em Movimentos: doação e adoção no dia do livro
- Lutas e epistemologias negras
- Mesa redonda: Experiência Estética, subjetivações e questões étnico-raciais na literatura infantil
- Oficina sobre metodologia e fundamentos do ensino da Dança (Jazz) à luz da abordagem crítico superadora
- Poesia Brechtiana e narrativas audiovisuais
- Práticas Educativas no Terreiro Ilê Asè Oyá
- Produção de imagens com o software Inkscape
- Programa Griô: Memória e Cultura na Comunidade do Alto das Pombas
- Projeto Ori Empreendedorismo
- Rua sem Saída
- Segundas negras: ciclo formativo do coletivo de docentes negras e negros da FACED
- Seminário Intermediário Conexão Escola-Mundo
- Tributo a Paulo Freire
- Ubuntu - educação em base africana
- Vamos falar de Arqueologia? As obras urbanas revelando nosso passado
Núcleos de Extensão:
Programa de Apoio à Extensão Docente (PAEXDoc):
Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBIEX):
Projetos Cinema da UFBA: Cessão de Pauta:
- Exibição do filme "Mulheres da Pá Virada" e do curta "Retomada Guarani Kaiowá" e bate papo
- Festival de Cinema do HCEL - Corpos Insubmissos: Vendo a Vênus Negra e desconstruindo Lógicas Racistas
- Projeto Cine Vesúvio - exibição do filme "AIUÊ: Escutando os Sons dos Quilombos" com bate papo
- Projeto Cine Vesúvio - exibição do filme "As Cores da Serpente"
- Projeto Cine Vesúvio - exibição do filme "Quilombos da Bahia"
- Projeto Cine Vesúvio - Mostra "África Brasil: Diálogos para um cinema negro"
- Projeto Cine Vesúvio - Mostra "África Brasil: Diálogos para um cinema negro"
- Projeto Infância em Cena - exibição do filme "O Começo da Vida"
- Sessão para estudantes do Colégio Odorico Tavares - exibição do curta "Entre o Céu e o Subsolo"
Curso(s) de Especialização:
Atividade Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS):
- Ação interdisciplinar em áreas de reforma agrária
- Ações curriculares em área de reforma agrária
- Ações curriculares em área de reforma agrária
- Educação em rede: articulações entre a UFBA e a Escola Básica
- Educação em rede: articulações entre a UFBA e a Escola Básica
- Educação em rede: articulações entre a UFBA e a escola básica
- Infância e juventude: Ética da Preservação Humana, Cidadania e Educação no Século XXI
- Memória e experiência: diálogos comunidade e universidade
- Memória e experiência: diálogos comunidade e universidade
- Memória e experiência: diálogos comunidade e universidade
- Memória e experiência: diálogos comunidade e universidade
- Mestres e Mestras das Culturas Populares e a Educação
- Saberes e fazeres da cultura popular na educação
- Saberes e fazeres da cultura popular na educação
Títulos Honoríficos Concedidos (2000 a 2019):
Comunicação - Rádios:
Bibliotecas:
Periódicos:
Programa Permanecer:
- Ações Afirmativas na FACED/UFBA: equidade e eficácia na aplicação das cotas e responsividade à Lei 10639/03
- Arte e comunicação como estratégia de intervenção
- Editoração da REVISTA ENTREIDEIAS: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
- Educação, cultura e corpo: diálogos entre comunidade e universidade
- Escravidão e pós-abolição no Brasil: memória e direitos
- O único e grande educador: a naturalização schopenhaueriana da compaixão, da culpa e da vontade de nada como alvos principais do escrito polêmico de Nietzsche
- Oficinas de sexualidade, gênero, cuidado de si e do/a outro/a em escolas da educação básica
- Programa Nacional do Livro Didático: Virando a Página- Parte II
Programa Sankofa:
Equipamentos:
Espaços de Convivência: