Essa proposta de ACCS visa criar espaços de diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes tradicionais/ancestrais, a partir da participação de um mestre ou mestra das culturas populares cujos saberes são reconhecidos por suas comunidades, a cada semestre, como co-ministrantes das atividades relacionadas aos seus saberes e fazeres, juntamente com o professor coordenador da ACCS.
Nos semestres anteriores priorizamos dois mestres bastantes reconhecidos da cultura popular local: mestre Nelito do Pandeiro (infelizmente falecido em 2018) e do Mestre Bule Bule (mestre premiado e reconhecido nacionalmente). No semestre 2019.1 a temática será relacionada às Mestras Griôs, mulheres reconhecidas em suas comunidades pelos saberes anscestrais que preservam e transmitem: Vovó Cici e as Ganhadeiras de Itapoã.
Compreendemos ser de suma importância valorizar e dar visibilidade ao protagonismo das mulheres no âmbito das culturas populares e dos saberes ancestrais, sobretudo no momento em que a sociedade brasileira atravessa uma crise de valores e princípios humanistas, onde tem prevalecido o ódio e a intolerância. Acreditamos que somente processos educacionais que se contraponham a essa lógica podem transformar esse contexto.