Cine Debate Didática e Cenas Contemporâneas

O Cine Debate: Didática e Cenas Contemporâneas é uma iniciativa do grupo de professores de Didática da Faced. Consiste na exibição de filmes relacionados à educação, seguido de debate com convidados, com o objetivo de oportunizar a reflexão coletiva entre temas abordados e o Programa da disciplina Didática. Em 2018, a atividade foi intitulada “Semana da Pipoca”, tendo grande êxito, com a exibição de 05 filmes ao longo da semana - "Quando Sinto que Já Sei", "Nunca me Sonharam", "Escritores da Liberdade", "Vem Dançar", "Melhor Professor da Minha Vida". O evento contou com um público aproximado de 200 estudantes. Praticamente 100% dos participantes consideraram os filmes bons ou ótimos, considerando que o filme e o debate ampliaram sua perspectiva em relação à educação brasileira. Foi importante a "experiência" de assistir o filme no cinema, tendo em vista que existem alunos que não vão ao cinema ou nunca foram à uma sala, 50% do público disse que raramente vai ao cinema. Foi observado que nas turmas onde a atividade foi incorporada como parte da programação semestral curricular, portanto de caráter avaliativo, e tomada como referência para outras atividades da disciplina, houve maior participação das turmas.

Alessandra Santos de Assis
Período previsto: