II Colóquio Conversas Afiadas: Experiências no Ensino de Língua Portuguesa

O Colóquio "Conversas Afiadas: Experiências no Ensino da Língua Portuguesa" consiste em espaço de socialização de propostas de práticas pedagógicas de linguagem, voltadas para o ensino de Língua Portuguesa nas instâncias escolares da Educação Básica. À medida que compartilham experiências, os participantes podem ampliar a sua compreensão a respeito de princípios que norteiam esse ensino, alargando suas reflexões acerca do seu papel como docentes da língua materna, considerando o trabalho com os eixos: leitura/literatura, oralidade, escrita e reflexão linguística. O Colóquio tem como meta a sistematização de ideias pautadas na concepção interacionista da linguagem. A partir das reflexões, ações pedagógicas podem ser desenhadas, tendo como foco a qualidade do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica e o compromisso com a formação linguística e cultural dos estudantes que, vivendo experiências de linguagem, tem acesso à cidadania e aos bens culturais produzidos.

Dinea Maria Sobral Muniz
Período previsto: