Instalação Educação Infantil, brinquedos, crianças e professores/as brincantes

A instalação ?Educação Infantil, brinquedos, crianças e professores/as brincantes? resulta do trabalho realizado nos componentes curriculares Educação Infantil e Práticas Educativas em Educação Infantil nos semestres 2018.1 e 2018.2, vinculados ao Curso de Licenciatura em Pedagogia/FACED-UFBA, sob a mediação das professoras doutoras Marlene Oliveira dos Santos e Silvanne Ribeiro. Essa edição da instalação apresenta à comunidade facediana e baiana materiais, objetos e brinquedos que podem ser explorados por crianças de 0 a 6 anos de idade no cotidiano das escolas de Educação Infantil com seus pares e professores/as. Representa também um gesto concreto do que cada estudante apreendeu e aprendeu em seu percurso formativo sobre a docência na Educação Infantil, sobre a Educação Infantil e suas práticas pedagógicas, sobre as crianças e seus diferentes jeitos de ser e estar no mundo, seus diversos modos e tempos de aprender e se desenvolver. Cada objeto, material, brinquedo produzido foi construído após estudos e pesquisas, individuais e coletivos, ao longo dos dois semestres letivos. Do eco das narrativas de cada estudante sobre essa experiência de pensarfazer Educação Infantil saltaram para esse texto as palavras: Experienciar. Desejar. Criar. Conhecer. Apreender. Aprender. Compartilhar. Criança. Bebês. Professor/a. Escola. Formação. Troca. Alegria. Esperança. Escolha. Encantamento. Decisão. Imaginação. Criatividade. Brincadeira. Docência. Movimento. Transição. Responsabilidade. Profissão. Luta. Magistério. A instalação é aberta para visitação da comunidade interna e externa à UFBA.

Realizador:
FACULDADE DE EDUCAÇÃO