Mostra de Estudos e Pesquisas do NEPAC

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura (NEPAC) da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia tem como objetivo investigar os fenômenos que cercam o corpo e o comer contemporâneo, aspectos vinculados à identidade, cultura e promoção da saúde. Pretende ainda congregar, desenvolver e divulgar estudos, pesquisas e experiências no campo da alimentação contemporânea, bem como no campo da Educação Alimentar e Nutricional. Seus estudos reconhecem o importante papel estratégico exercido pelo campo da alimentação e das práticas alimentares para a promoção da saúde e prevenção de doenças, atualmente presente nos diversos programas oficiais brasileiros e nas ações de organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde e a Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas. Ao mesmo tempo, a preocupação com a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da população e o alcance do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) tem impulsionado  o trabalho do que buscam, dentre outros propósitos, consolidar as estratégias relacionadas à nutrição no escopo das políticas públicas de saúde nacionais.   A I Mostra de pesquisa do NEPAC tem como objetivo fomentar a pesquisa por meio da divulgação dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo grupo e promover os estudos, em nível de pós-graduação, já concluídos. O evento permitirá aos inscritos um espaço de discussão sobre temas relevantes para o campo da alimentação e nutrição. A Mostra está dirigia discentes, professores, pesquisadores e profissionais do campo. A programação do evento consistirá de sessões de comunicação oral, seguidas de debate. A divulgação será feita através do site do NEPAC, emails e nas redes sociais. Os interessados podem realizar a inscrição gratuitamente. Acreditamos que a natureza da Mostra colabora para o diálogo sobre as ciências sociais e humanas no campo da alimentacão e nutricão.  

Coordenador(a): 
Ligia Amparo da Silva Santos
Período previsto: 
03/05/2019 a 10/05/2019