Seminário Intermediário Conexão Escola-Mundo

O Seminário Intermediário Conexão Escola-Mundo ocorrerá nos dia 24, 25, 26 e 27 de Setembro de 2019 no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (antigo ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador. Esse seminário tem o objetivo de apresentar relatos de pesquisadores, professores e ativistas acerca do tema cultura digital, que envolve direitos humanos, cultura hacker e formação de professores. O problema principal a ser tratado gira em torno da expansão da internet, das redes e dispositivos digitais que proporcionaram e potencializaram tanto práticas colaborativas a partir da cultura digital, quanto contribuiram para o aumento da intolerância, dos discursos de ódio e da violência. Em paralelo, essa imersão no debate acerca das tecnologias digiais, pode se constituir em oportunidade ímpar para que pesquisadores das universidades e das escolas (professores da educação básica), alunos, funcionários e familiares possam refletir e discutir sobre outras concepções de educação e do fazer pedagógico, na busca de encontrar soluções ou alternativas de maneira coletiva e colaborativa. Assim, universidade, escola básica e comunidade estarão juntas em uma perspectiva formativa, ativista e de empoderamento.

Salete de Fatima Noro Cordeiro
Período previsto: