Companhia de Teatro da UFBA

A Companhia de Teatro da UFBA, fundada em 1981, é formada por professores, técnicos, alunos estagiários e artistas convidados. É voltada basicamente para a criação e produção de espetáculos. São dois os princípios que orientam sua atuação: realização de montagens de baixo custo e alto valor artístico e divulgação de textos inéditos ou pouco conhecidos, identificando tendências emergentes na dramaturgia, em paralelo com a releitura dos clássicos. Assim a Companhia de Teatro valoriza ao mesmo tempo a tradição e a contemporaneidade. Como grupo que produz contínua e sistematicamente, realiza em média dois espetáculos por ano e já recebeu 21 prêmios até o momento entre troféus locais, regionais e nacionais.  (Fonte e Catálogo da Cia. de Teatro:   http://teatro.ufba.br/extensao-e-pesquisa/companhia-de-teatro-da-ufba/)

Vínculo:
Localização:

Escola de Teatro da UFBA

Rua Araújo Pinho 292- Canela - Salvador-BA-CEP:40110-060

Composição:

A Companhia de Teatro da UFBA é formada por professores, técnicos, alunos estagiários e artistas convidados.

Ações 2019:

1. Pele Negra, Máscaras Brancas

Estreia: 18/03/2019 (abertura do III Fórum Negro de Arte e Cultura)

Temporada: 23/03 a 14/04

Sinopse: Pele Negra, Máscaras Brancas, espetáculo da Cia de Teatro da UFBA, teve sua estreia no dia 13/06/201. Grande sucesso de público, o espetáculo é dirigido por Onisajé (Fernanda Júlia), primeira diretora negra a encenar um espetáculo da Cia, e tem texto de Aldri Anunciação. Inspirada na obra homônima de Frantz Fanon, o dramaturgo define que a obra é distópica ao perpassar três períodos – 1950, 2019 e 2888. Presente, passado e futuro para falar sobre como o processo de colonização construiu sofrimentos psicológicos em corpos negros. Recentemente, recebeu 03 indicações ao Prêmio Braskem de Teatro, nas categorias espetáculo adulto, direção (Onisajé), e revelação (Matheuzza).

Direção: Onisajé (Fernanda Júlia)

Texto: Aldri Anunciação

Elenco: Iago Gonçalves, Igor Nascimento, Juliette Nascimento, Manu Moraes, Matheus Cardoso, Matheuzza, Rafaella Tuxá, Thallia Figueiredo, Victor Edvani, Wellington Lima

2 - Sob as Tetas da Loba

Temporada: 22/05 a 02/06

Sinopse: Com espetáculos que se destacam nos palcos e nas premiações de Salvador, o encenador, ator e dramaturgo Paulo Cunha comanda “Sob as Tetas da Loba”. A obra é a 54ª produção da Companhia de Teatro da UFBA e estreia no dia 22 de maio, às 19h, no Teatro Martim Gonçalves, com entrada gratuita. A montagem é uma junção de quatro textos do autor Jorge Andrade, sendo eles: Senhora na Boca do Lixo (1963), A Zebra (1978), A Loba(1978) e Milagre na Cela (1973).

Elenco: Bira Freitas, Brenda Matos, Caio Rodrigo, Clarissa Gonçalves, Ednei Alessandro, Eloá Della Costa, Emerson Almeida, Evandro Teixeira, Fernanda Crescêncio, Gabrielle Santana, Gabys Lima, Gil Teixeira, Helita Soarez, Juliana Sanleão, Kadu Lima, Lika Ferraro, Marcia Ribeiro, Marcos Oliveira, Marcus Villa Góis, Moisés Lima, Rodrigo Queiroz, Saulus Castro, Sônia Leite, Thiago Ribeiro, Vica Hamad, Wallacy de Andrade

Direção: Paulo Cunha

Assistência de Direção: Marta Saback e Victor Gonçalves

Orientação de Desempenho Cênico (corpo, voz e movimento): Marta Saback, Paulo Cunha e Vica Hamad

Elementos coreográficos: Marta Saback e Saulus Castro

Roteiro dramatúrgico de Paulo Cunha referenciado em quatro obras de Jorge Andrade: “Senhora na Boca do Lixo”, “A Loba”, “Milagre na Cela” e “A Zebra”.

Vídeos: