Nome do(s) Dirigente(s) em 2019:
Luiz Cláudio Cajaíba Soares
Hebe Alves
Localização:
Rua Araújo Pinho, 27, Canela - CEP: 40110-150
Telefone:
(71) 3283-7850
E-mail:
Campus:
Curso(s) de Graduação:
Programa de Residência Pedagógica (PRP):
Programa(s) de Pós-Graduação:
Dissertações e Teses:
- A inclusão do Teatro de Rua no ensino superior: uma experiência metodológica no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados
- A mulher no espelho: um estudo do feminino enquanto signo no imaginário da cultura
- A Percepção cinestésica na videodança: reverberAÇÕES empáticas entre corpos de carne e da tela
- A vida nos traz presentes inesperados: contribuições do objeto em processos formativos cênicos e na encenação teatral
- Acordos temporários: coexistências e coimplicações na improvisação em dança
- Atuação épica no Cabaré da RRRRRaça: Conexões entre os teatros de Brecht e do Bando
- Audiodescrição de charges e cartuns no livro didático digital: uma proposta de parâmetros à luz da gramática do design visual
- Brincando sobre o abismo: o brincar enquanto poética para performance digital
- Cabra macho e Flamenco transculturados: a dança como embaralhamento de subjetividades
- Colocando um novo ponto em cada conto: possibilidades de inserção do teatro na educação infantil
- Da personagem fragmentada a um regime de atuação figural
- Dramaturgias de si e do outro: construções identitárias
- Ensaios de uma investigação em dança
- ERRÂNCIA PASSISTA: frequências somáticas no processo de criação em dança com frevo
- Hôxwa e Llamichu: jogo cômico-críticos para o ensino de Teatro e das Histórias e Culturas Indígenas
- Jogos de improvisação na formação do artista-professor-pesquisador
- Memórias de um corpo negro feminino: narrativas poéticas, ancestralidade e processos criativos
- O Lugar em Mim: desdobramentos da relação sujeitos x lugares no contexto de um processo pedagógico-criativo em artes cênicas
- O roleplaying game como meio de escrita dramtúrgica
- Pedagogia da Circularidade Afrocênica: diretrizes
- Por uma extensão universitária transformadora: caminhos para uma abordagem crítica e dialógica na mediação da ação teatral
- Processos colaborativos em dança e teatro: entre nós e as relações de poder
- Sopro d'Água: Corpo-ambiente em fluxo criando (de)composições em dança
- Um estudo sobre a análise ativa e a formação do ator-criador
Cooperação Acadêmica Internacional: Co-Tutela - UFBA como Parceira:
Grupos de Pesquisa:
- Dramatis - Dramaturgia: mídias, teoria, crítica e criação
- G-PEC - Grupo de Pesquisa em Poéticas e Pedagogias da Encenação Contemporânea
- Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade
- LAVRARE - Laboratório de Voz: Rastros e Redes
- Núcleo de Estudos em Teatro Popular
- PÉ NA CENA - Poéticas de Atuação e Encenação
Projetos de Pesquisa:
- A importância da criação do Circo Moderno por Philip Astley na Inglaterra e França e sua influência no Brasil.
- Cena e transversalidade: dramaturgia, encenação e interfaces pedagógicas e culturais
- Companhia de Teatro da Ufba: memória e registro
- Contos de Azeviche
- Corpo-máscara como procedimento transcultural nas poéticas de Vsevolop Meierhold e Jacques Lecoq
- Descolonizando o corpo - corporalidades não-hegemônicas na formação superior em Dança no Brasil
- Dramaturgia no Cinema e Audiovisual: Diálogos da criação entre textos e telas.
- Experiência Educacionais em Artes Cênicas: distintas configurações num recorte
- Grupo de Pesquisa LAVRARE - Laboratório de voz: rastros e redes
- Imagem, Teatralidades e Formas Animadas: Interfaces poéticas de uma dramaturgia Contingente (2014-2016)
- Imersão como Pesquisa: Criação e composição somático-performativas a partir de deficiências invisíveis e(m) ambientes fluidos
- Jogos Circenses: Propostas para criação em Artes Cênicas
- Projeto de Pesquisa O saber de experiência em "Qualquer coisa a gente inventa": Um tratado sobre a reinvenção de si e do mundo a partir da contação de histórias inventadas na interação com a plateia.
- Teatro na Bahia: documentação e registro
- Teatro na Bahia: ideias e práticas cênicas
Pesquisadores(as) do CNPq:
Programas de Iniciação Científica:
Atividades de Extensão:
- 3º Fórum Negro de Artes Cênicas
- A poética do teatro lambe lambe
- Carne Negra - Teatro-Máscara-Ritual
- Cenas Mímicas em processo
- CORPOS: experimento cênico com gays negros
- DRAGS Satélites Ano II - as Drags Dissidentes
- Em busca de um teatro especial
- II Encontro de Pesquisadores em Artes Cênicas formados pela UFBA
- Iniciação ao Teatro: Literatura infantil afro-brasileira através do teatro de fantoche
- Materialidade afetiva em jogo: Processos de experimentação e criação teatral
- Montagens da Cia de Teatro da UFBA 2018
- Murro em Ponta de Faca
- Oficina de Teatro: Raízes da infância
- Oficina de maquiagem social
- Oficina de teatro: As histórias que contamos aos nossos filhos
- Piquenique de saberes e fazeres/fortalecimento da formação docente para professores de Teatro da BA
- Teatro do Oprimido: Teoria e Prática
- Teatro em Comunidade: Memórias Periféricas
- Teatro-Máscara-Ritual: Máscaras - Mitologia e Feminino na Cena
- Técnicas básicas de teatro com abordagem afro-diaspórica
Programa Institucional de Experimentação Artística (PIBExA):
- Afrocenar
- Fora da caixinha: diálogo sobre gênero e classe do teatro para a rua
- Investigando a linguagem do teatro-documental
- Mar e Ela
- Minha história conto eu!
- RG performatividade e ativismo dono CORPO NEGRO
- Valeu, piloto! Criação coletiva de espetáculo teatral a partir de vivências de artistas de ônibus
Atividade Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS):
Títulos Honoríficos Concedidos (2000 a 2019):
Corpo Técnico-Administrativo:
Comunicação - Redes Sociais:
Comunicação - TVs e Canais no Youtube:
Bibliotecas:
Periódicos:
Corpos Estáveis, Grupos Residentes e Temporários:
Programa Permanecer:
Programa Sankofa:
Equipamentos: