Grupo de Dança Contemporânea - GDC

O Grupo de Dança Contemporânea da UFBA. que surgiu em 1965, mantém-se até hoje em atividade – apesar de alguns períodos de recesso.  O GDC foi criado por professores e alunos (07 mulheres e 02 homens) do curso de Dançarino Profissional, entre eles o Diretor Artístico Rolf Geleweski, tendo sido assegurado pelo Reitor Miguel Calmon apoio e manutenção em bases profissionais. A pesquisa inicial do G.D.C pautou-se sobre o manancial de manifestações artísticas de diversas regiões, tomando-o como motivador para o processo criativo que se evidenciou inovador e inserido no contexto do movimento modernista da década, mantém-se até hoje em atividade – apesar de alguns períodos de recesso.  De acordo com as suas diretrizes, o trabalho artístico do grupo tem buscado valorizar os estudantes da Escola de Dança, pretendendo com isso, oportunizar a vivência do trabalho artístico.

O desenvolvimento de novas vertentes ou estilos, sem perder de vista, no entanto, a qualidade do produto artístico vem contribuir para uma qualificação diversificada e profissional, abrindo possibilidades para a atuação no mercado, dentro dos paradigmas da contemporaneidade que ora privilegia a multiplicidade e inter-relação entre as linhas estéticas e linguagens artísticas.

Em consonância com esta preocupação estética, o projeto do grupo contempla o princípio da indissociabilidade acadêmica, criando um vínculo real entre a pesquisa cênica e o ensino de disciplinas responsáveis pela preparação e treinamento técnico-específico. O resultado final deve ser entendido como extensão universitária, que se dá através da apresentação e circulação do espetáculo para comunidades interessadas.

Fonte: Site da Escola de Dança - http://www.danca.ufba.br/gdc.html

Fotos do Espetáculo: COM O QUE SONHAMOS.?.?

Vínculo:
Localização:

Escola de Dança da UFBA

Av Adhemar de Barros,S/N - Campus de Ondina

Ações 2019:

A última montagem do GDC, estreada em janeiro de 2018, foi o espetáculo "COM O QUE SONHAMOS.?.?", dirigido pela Diretora/Professora Daniela Guimarães, cujas imagens e pequeno extrato encontram-se nesta página.

Em 2019, o grupo participou do 6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança, realizado na UFBA.  No entanto, as propostas de novas montagens não se realizaram, em razão do corte de recursos financeiros para as universidades públicas. Neste ano não existiram verbas destinadas ao GDC, que pudessem viabilizar as duas novas montagens propostas por dois novos diretores/professores da Escola de Dança.

Vídeos: