Especialização em Alfabetização e Letramento - EAD

O curso de especialização em Alfabetização e Letramento, oferecido pela Universidade Federal da Bahia, na modalidade EaD, visa a contribuir com a formação continuada de professores da Rede Pública de Ensino, na perspectiva de ampliação de processos docentes autorais e criativos. Trata-se de um curso que oferece fundamentada consistência teórica voltada à alfabetização e ao letramento. Considera-se que saberes históricos, políticos e culturais, especialmente aqueles relacionados à tarefa de alfabetizar e letrar os alunos dos segmentos e anos em que atuam, são fundamentais para a práxis pedagógica docente, particularmente, nos Anos Iniciais da Educação Básica. Para tanto, entre outros conhecimentos, incluem-se nesse processo de formação: fundamentos e concepções que orientam práticas de alfabetização e de letramento na educação básica; literatura infantil e particularidades da leitura literária; gêneros textuais, inclusive audiovisuais e digitais, compostos de diferentes sistemas semióticos e multimodais; práticas de planejamento e avaliação, bem como de educação inclusiva no processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos.

Fonte: https://sead.ufba.br/cursos/alfabetizacao-e-letramento

Unidade de Ensino: