Aprendendo a ler com minhas camaradas : seres, cenas, cenários e difusão do samba de roda através das sambadeiras do Recôncavo baiano.

Tese
Resumo: 

Esta tese analisa as configurações cênicas do samba de roda no Recôncavo Baiano e como essas representações são transmitidas e difundidas comunitariamente, observando suas múltiplas inter-relações históricas, artístico/culturais, comunitárias, pedagógicas, tendo como maior referência as vozes e performances das mulheres sambadeiras. Utilizando uma narrativa baseada na linguagem cinematográfica dos roteiros de filmes, as cenas do samba vão sendo detalhadas, através do movimento de câmeras, a partir de três aspectos do seu terreno simbólico,Indumentária, Sonoridades e Movimento, alimentadas pelas histórias de vida e relatos de 20 sambadeiras e de outros atores da cena do samba de roda. A tese também aborda dois projetos de difusão do samba de roda: o primeiro trata-se da produção de 12 vídeos de entrevistas com sambadeiras, que estão postados em um canal do Youtube com o nome de Sambadeiras do Recôncavo da Bahia, e o segundo projeto é o Circulando com as Mulheres do Samba de Roda,uma roda de conversa performática com 15 sambadeiras, que percorreu nove municípios localizados nos Estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Para perseguir tais objetivos, o estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa, tendo como suporte os princípios da Etnocenologia e da Multirreferencialidade, utilizando diversos recursos metodológicos como: pesquisa bibliográfica; documental; observação participante e colaborativa; entrevistas; registros sonoros e fotografias. A análise das diversas indumentárias levou a compreensão de que elas trazem informações históricas, religiosas e culturais, que guardam a memória de enfrentamentos, pertencimento, resistência e superação, além de perpassarem por questões de status e prestígio. As estéticas performativas do samba de roda do Recôncavo Baiano não se resumem ao gesto, à dança ou à música. Elas são todo um complexo de percepção de si mesmo e do outro, onde o movimento, ludicidade, musicalidade, teatralidade, literatura e criatividade são conjugados juntos com a ambiência e relações de sociabilidade. Por esse motivo, a autora propõe o termo coreo-lítero-musical-participativo para referir-se ao samba de roda. O estudo rítmico do sapatear de algumas sambadeiras, com posterior transcrição para notação musical, apontou para a inexistência de um padrão único do passo conhecido como miudinho que difere de acordo com o estilo praticado pela comunidade de samba e com as percepções individuais das praticantes. A transmissão do samba de roda é feita através da observação, da percepção e, sobretudo, com a convivência, entendendo o estilo e as regras da comunidade. O conteúdo textual de algumas canções revelou questões de gênero marcadas pelo patriarcalismo e preservadas pela tradição. Os dois projetos de difusão abordados também mostram o empoderamento das mestras e revelam os seus enfrentamentos enquanto mulheres e a forma como o samba se expressa através delas. A partir dos seus depoimentos, o estudo aporta três desafios para a permanência dos grupos e difusão do samba de roda: a falta de divulgação nos meios de comunicação; desvalorização dos trabalhos pelos organizadores de eventos públicos e privados, com pagamento de cachês ínfimos e desiguais em relação aos conjuntos musicais de fora da região; e a inexistência de políticas públicas municipais, estaduais e federais que possibilitem ganhos materiais para as pessoas que fazem o samba de roda. A tese ressalta ainda a importância e protagonismo das mulheres do samba de roda na organização dos eventos e na configuração dos seus procedimentos cênicos essenciais.

Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC)
Nome do(a) Aluno(a): 
Clécia Maria Aquino de queiroz
Orientador(a) (es/as): 
Rosângela Janja Costa Araújo