A arte na mise en scène da educação profissional.

Dissertação

Este trabalho discute, numa abordagem qualitativa, a partir de análise documental e de relatos colhidos através de entrevistas semi-estruturadas, a articulação entre experiência com Arte e formação para o trabalho. Tem como lócus da pesquisa o Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina Zona Rural, lugar onde atuo no Ensino Médio Integrado. Analisa, com o aporte das Hermenêuticas Filosóficas, como experiência com Arte participa da formação de estudantes da educação profissional. A partir dessa pesquisa, apresenta como proposição interventiva, a criação de um Núcleo de Arte e Cultura (NAC), apresentando suas diretrizes e sugestão de plano de ação, para fomento de diálogos interculturais, entendendo, sob a pespectiva gadameriana, a relevância das experiências com arte nos processos formativos, e a necessária amplificação dos diálogos entre os diversos discursos presentes no corpo curricular e na dinâmica institucional.

Programa de Pós-Graduação:
Mestrado Profissional em Educação