Brincar em tempos de tecnologias digitais móveis

Tese
Resumo: 
A sociedade contemporânea é marcada por uma série de características que a permeia, dentre as quais destacamos o fascínio pelas tecnologias digitais móveis e a vivência na cultura digital que proporcionam aberturas de novos espaços de comunicação, socialização e de práticas lúdicas. Nesse contexto, pesquisa objetivou compreender, a partir do ato do brincar, como a interação de crianças (na faixa etária de quatro e cinco anos) com as tecnologias digitais móveis – smartphone e tablet – contribuem para estruturar os processos de produção das culturas infantis contemporâneas. Buscamos a construção de uma postura de pesquisa que coloca em discussão o lugar social ocupado por pesquisadores e crianças na produção socializada de conhecimento. Por meio da observação participante desenvolvemos as nossas estratégias metodológicas tendo como base a Pesquisa com criança e a pesquisa de inspiração etnográfica, em que as reconhecemos como protagonistas e coparticipantes no processo de investigação, levando em consideração as suas falas e representações de mundo e o lugar que elas ocupam enquanto atores/autores sociais capazes de falar por si e sobre si como dado de pesquisa. Durante cinco meses, dialogamos com crianças que integram nossa rede pessoal de amizade, com encontros semanais no espaço privado/familiar. Em rodas de brincadeiras, dialogamos com dois grupos de brincantes, ambos formados por uma criança mais os seus pares: a criança brincante de quatro anos, que interagia e brincava com os dispositivos móveis junto com o pai, a mãe e os avós (maternos); e a criança de cinco anos, que interagia com a irmã de 11 anos e seus amigos vizinhos (quatro a nove anos) residentes no condomínio em que ela morava na ocasião da pesquisa. Ao adentramos nas brincadeiras das crianças, destacamos quatro aspectos da cultura digital que se revelaram mais presentes e que foram percebidos como estruturantes para os processos de produção das culturas infantis: a ampliação de materiais produzidos sobre os ícones infantis que integram os elementos simbólicos cultural infantil; as relações entre as várias narrativas que integram os elementos simbólicos cultural infantil; a vivência na cultura digital dos grupos sociais que compõem as redes socioafetivas e; a demanda por conectividade para o brincar híbrido e em rede. Os resultados apontam que as crianças são ativas nas culturas infantis e, também, que a partir das interações com as tecnologias digitais móveis estão circulando entre diversos ambientes digitais, dentre os quais destacam a preferência pelos vídeos online e os jogos digitais. Além disso, este estudo evidenciou que as suas vivências nesses ambientes têm estruturado os processos de produção das culturas infantis, uma vez que as experiências social e cultural do brincar passam a acontecer a partir da mistura dos dispositivos digitais com bonecas(os), brinquedos e livros, e as crianças têm considerado esses dispositivos como um brinquedo em potencial ou mais um espaço onde se brinca.
Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
Nome do(a) Aluno(a): 
Souza, Joseilda Sampaio de
Orientador(a) (es/as): 
Bonilla, Maria Helena Silveira