Cabra macho e Flamenco transculturados: a dança como embaralhamento de subjetividades

Tese
Resumo: 
A partir de uma fábula inventada sobre como os acontecimentos se embaralham na cabeça do autor, a presente pesquisa discute o corpo transculturado como um processo de tensões entre os imaginários de masculinidade do cabra macho nordestino e do dançarino de flamenco, abordando noções sobre gênero, na construção de uma performance intitulada Protocolo.doc. Figuras do baralho comum dão forma aos pensamentos do autor performando drags para construir os argumentos que sustentam a escrita desta tese. A bibliografia de referência transita entre autores como: Ortiz (1983) e Rama (2008), para tratarem dos assuntos sobre transculturação, Butler (2003), como um dos principais pilares na construção da performance, no instante em que oferece um direcionamento teórico para repensar construções normativas tão fortemente delimitadas entre os gêneros. Para esta pesquisa, a transculturação é determinante na construção do pensamento que girará em torno do que estabelece Albuquerque Junior (2013), a respeito do imaginário de masculinidade nordestina, e Washabaugh (2005), com o argumento político da dança flamenca. Nesse sentido, estes dois universos transculturados no corpo do pesquisador abrirão espaço para algumas discussões sobre as noções de gênero, escrita performativa e escritura queer, em uma performance de dança que construirá no corpo os argumentos desses universos, que, por sua vez, alimentam a escrita desta tese.
Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Nome do(a) Aluno(a): 
Moura, Lino Daniel Evangelista
Orientador(a) (es/as): 
Amoroso, Daniela Maria
Mendonça, Carlos Magno Camargos (co-orientador)