Colocando um novo ponto em cada conto: possibilidades de inserção do teatro na educação infantil

Tese
A presente pesquisa tem como objetivo central inserir o teatro na educação infantil através da contação de história, trabalhando com a peça A Tempestade de William Shakespeare e pensando no espaço como uma experiência, através de uma ambientação cênica e sonora. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, é marcada por grandes descobertas e constantes mudanças no cotidiano da criança. Todo o aprendizado nesta faixa etária está baseado no brincar, no lúdico, duas qualidades presentes no fazer teatral. Dessa forma, a pesquisa apresenta a ideia de trabalhar a contação de história inserida no universo do teatro e no contexto da contemporaneidade, buscando apontar aspectos da teatralidade e da performatividade que permeiam o fazer de quem conta histórias, além de apresentar o teatro à criança pequena. Apesar de a educação infantil abarcar a fase dos 0 aos 5 anos de idade, o foco da pesquisa foi com crianças de 3 a 5 anos, com três eixos de discussão: teatro com crianças, contação de história e espaço cênico; pensando na ampliação dos estudos na área de teatro. Compreende, como etapa desta pesquisa, o estágio de doutorado-sanduíche realizado nos Estados Unidos, cujas experiências contribuíram para aprofundar os conhecimentos em educação infantil e as relações entre teatro, educação e infância. A opção metodológica para este estudo foi uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo, tendo as crianças como sujeitos criadores da pesquisa através da prática artística realizada com elas. Para tanto foi realizado a montagem de uma experiência cênica narrativa e apresentada em 5 centro de educação infantil municipal na cidade de Dourados/MS no ano de 2018. Os procedimentos metodológicos escolhidos foram: levantamento bibliográfico e revisão de literatura sobre as principais áreas pesquisadas (teatro, educação e contação de história); análise documental; e pesquisa de campo. Fazem parte da pesquisa de campo 2 processos, primeiro a realização de 5 oficinas de contação de histórias com professores da rede municipal pública de Dourados/MS no ano de 2017 como fonte de diagnóstico. Em segundo, a apresentação do trabalho artístico como fonte de experimentação e apreciação. A partir de um levantamento bibliográfico, ficou delimitado que a pesquisa teria o seguinte aporte teórico: Lev Vygotsky, Manuel Jacinto Sarmento, Peter Slade, Gaston Bachelard, John Dewey, Walter Benjamin, Harold Bloom, Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Gilka Girardello, Luciana Hartmann, Loris Malaguzzi e Adriana Klisys. A Pesquisa aponta possibilidades de usar o brincar através do teatro e da contação de história como um importante agente no desenvolvimento social, cognitivo, corporal e imaginativo da criança e do professor.
Programa de Pós-Graduação:
Nome do(a) Aluno(a):