Discursos interdisciplinares na licenciatura: utilizando o cinema como mediador

Dissertação

As pesquisas atuais sobre Ensino de Ciências estudam novas formas e recursos didáticos que auxiliem o professor a melhorar sua prática buscando um ensino mais contextualizado. Inserir os filmes de ficção científica é uma estratégia utilizada para provocar discussões de conteúdos físicos no âmbito do fenômeno e tendo o cuidado com o rigor matemático dirigido para as séries cabíveis. Além disso, através do cinema temos a possibilidade de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, trabalhando os problemas do cotidiano dos estudantes, dando significado ao conteúdo estudado. Esse tema vem das inquietações na graduação e no trabalho de conclusão de curso, o qual damos continuidade às discussões iniciadas e as aprofundamos no que se refere ao discurso interdisciplinar. O que trazemos para o cenário da pesquisa é: o que caracteriza o discurso interdisciplinar? Para respondê-la, iremos analisar o que os discursos dos licenciandos e professores nos mostram sobre a articulação de disciplinas utilizando o cinema como instrumento didático. Discutiremos os debates teóricos referentes à Interdisciplinaridade trazendo suas potencialidades e limitações para a formação docente. Assim como falaremos sobre o cinema enquanto recurso didático e as argumentações para seu uso na formação do professor de Física. Realizamos uma prática interdisciplinar baseada nas produções cinematográficas a fim de provocar o diálogo entre professores de diferentes áreas do conhecimento e estudantes de Licenciatura em Física, Geografia e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A partir dessa atividade, analisamos as gravações de áudio das discussões categorizando o discurso dos estudantes e professores que surgiam durante o debate sobre o filme. Através da análise textual discursiva defendida por Moraes e Galiazzi, compreendemos que o discurso interdisciplinar aparece na medida em que a complexidade dos fenômenos discutidos leva as disciplinas a dialogar para superar as próprias limitações.

Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC)
Nome do(a) Aluno(a):
Costa, Cinde de Sousa