Dramaturgias de si e do outro: construções identitárias

Tese
Resumo: 

O presente trabalho volta seu olhar para a produção dramatúrgica da autora como produção de si mesma, considerando processos de criação dramatúrgica compartilhada como cenas de interpelação nas quais a atriz/dramaturga precisa relatar a si mesma no discurso teatral, construindo identidades como autora que se tornam visíveis nas obras criadas. Tomando como material de análise a produção da autora no campo da dramaturgia no período compreendido entre 2007 e 2015 em Belo Horizonte/MG e entre 2016 e 2019 em Dourados/MS, o trabalho busca compreender como, num primeiro momento, o gênero (mulher) e, num segundo momento, a racialização (mulher karaí, não indígena ou parda) marcam a identidade da autora que se faz visível nessas obras. Tais construções identitárias são sempre feitas na relação com os(as) outras(os) e na relação com normas que estabelecem o que é e o que não é reconhecível. O trabalho descreve, especialmente, a criação dramatúrgica da apresentação/performance Jaity Muro (Dourados, 2018) realizada em conjunto com a artista Kaiowá Rossandra Cabreira, e a criação da performance Parda (Salvador - Belo Horizonte - Dourados, 2018). A análise de tais trabalhos, na esteira do pensamento de Judith Butler (2015), sugere uma relação com as categorias de identidade e de alteridade na autoria dramatúrgica que reconheça o modo incompleto com que conseguimos perceber e relatar nosso próprio lugar de fala.

Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Nome do(a) Aluno(a): 
Pereira, Júnia Cristina
Orientador(a) (es/as): 
Bezerra, Antonia Pereira