Ensaios de uma investigação em dança

Tese
Resumo: 

Esta investigação poderia ou deveria ou necessitaria se perguntar se a manutenção dos modelos pré-estabelecidos é uma condição de existência ou validação das criações em dança, até e sobretudo porque os próprios processos de feitura, quando entendidos como exercícios de autoorganização, possibilitam a emergência de configurações e sentidos singulares. Esta investigação poderia ou deveria ou necessitaria se inscrever em um contexto em que é mais profícuo perguntar do que responder e apresenta a dança como sistema complexo, cuja existência se processa nas articulações entre corpos e ambientes, longe do equilíbrio e em um tempo irreversível, criando e difundindo conhecimentos a cada acontecimento. Esta investigação assume a premissa semiótica de que todo signo coevolui com o seu objeto e age na geração de interpretantes diversos, abrindo espaço para a experimentação e discussão sobre a autorreferencialidade das configurações artísticas e suas possíveis coimplicações com epistemologias outras. Esta investigação se interessa pelas reverberações estéticas e políticas na dança além de, simultaneamente, se constituir como exercício de experimentação de sua configuração linguística, evidenciando os fluxos entre signo e objeto, configuração e sentido, teoria e prática. Esta investigação se constitui como uma teia, cheia de aberturas ou rasgos ou desvios, que se faz em levantamentos, revisões e análises críticas de textos e de obras artísticas, em conexões teóricas e poéticas acerca dos processos de criação que abdicam das certezas e dos modelos pré-estabelecidos, assumindo a instabilidade que constitui a realidade. Esta investigação poderia ou deveria ou necessitaria abrir-se ao imprevisível, aos acasos criativos, expondo a dança e a escrita como arranjos temporários, imprevisibilidades que acontecem no tempo, mas que, como tudo que é vivo, são limitados em suas configurações. Esta investigação poderia ou deveria ou necessitaria (re)pensar os pensamentos de dança em fluxo com os estudos do corpo, as teorias das artes, a política etc.. Esta investigação poderia ou deveria ou necessitaria ser um corpo poético teórico dançante que se pergunta.

Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Nome do(a) Aluno(a): 
Silva, Anderson Marcos da
Orientador(a) (es/as): 
Moura, Gilsamara