ERRÂNCIA PASSISTA: frequências somáticas no processo de criação em dança com frevo

Tese
Esta tese tem por objetivo abordar o processo criativo em dança como condutor da produção de conhecimentos. Investigo a criação em dança a partir da imersão criativa no carnaval com Frevo trazendo à discussão os conhecimentos técnicos, poéticos, políticos e culturais mobilizados e construídos. Dessa forma, o processo de criação é o objeto e a metodologia adotada, contribuindo para a consolidação da área de Prática como Pesquisa e, dentro desta área, do Processo de Criação em dança como pesquisa acadêmica. A investigação Errância Passista se desenvolveu a partir da construção da imersão no carnaval do Passista (dançarino do frevo de rua) de Recife e Olinda como elemento deflagrador do processo criativo e se configurou nos trabalhos artísticos Re-flexão, Saia da Toca, Re/in-flexão e Ebulição. Com base nessas criações, a tese aborda o conceito de Energia como condutor da investigação refletindo sobre a possibilidade de renovação energética através do carnaval com frevo. A compreensão energética da produção do movimento humano é também mobilizada para compreensão de como movimentos involuntários podem ser esteticamente direcionados, dando ensejo à proposição do termo Frequências Somáticas para modos de construir danças. O Processo criativo do Trabalho Ebulição é abordado desde os seus impulsos iniciais que relacionam tremor e trauma ao processo ético – político vivenciado no Brasil no período do doutorado; às escolhas de procedimentos que colocam a investigação somática em primeiro plano; às implicações entre os diferentes contextos e assuntos da investigação com as escolhas dramatúrgicas, à compreensão da Frequência Somática Tremor como eixo condutor do trabalho Ebulição. Analisando a escolha dramatúrgica do Ebulição e do Re/in-flexão como de intenção decolonial, no sentido de trabalhar para superação das lógicas coloniais vigentes, e a sintonia somática como modo de investigação que coloca a experiência corporal em proeminência, a tese relaciona decolonialidade e detensionalidade como um viés epistemológico da investigação em dança.
Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Nome do(a) Aluno(a):
Vicente, Ana Valéria Ramos