História e tecnologia africana: diálogos possíveis no ensino médio integrado

A população brasileira, fruto da colonização européia, especialmente a portuguesa é marcadamente miscigenada. Conquanto, o viés cultural colonialista eurocêntrico, que ainda impera na sociedade, exclui as demais culturas, que são ignoradas e paulatinamente invisibilizadas, e culmina no que Santos (2001) e Carneiro (2005) chamam de epistemicídio: negação do acesso a uma educação de qualidade, a produção histórica de conhecimento, inferiorizando e desqualificando o conhecimento e produção intelectual, principalmente do negro. Destarte, esse projeto de intervenção tem o objetivo de propor um curso de formação sobre a inserção das tecnologias africanas nas práticas e nos currículos educacionais aos docentes interessados do IF Sertão-PE Campus Salgueiro. Em um breve resgate histórico sobre a educação do negro no Brasil evidencia-se todo o processo de negação do acesso da população negra à educação e aos avanços para sua inserção nos espaços de educação formal; bem como ressalta-se que no Brasil a construção do conhecimento e os currículos ainda são marcadamente brancos (eurocêntricos). Somado a isto, tem-se a educação técnica que teve e tem parcela contributiva para inclusão dos negros na educação formal, e por estes já disporem de acesso precisam conhecer e aprender sobre a produção tecnológica e científica do seu povo que abrange as grandes áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias. Este projeto de intervenção se dará através do curso de formação online utilizando a tecnologia de Recursos Educacionais Abertos (REA) com os docentes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro. Por fim, espera-se que se possa desenvolver uma prática educativa que considere a origem africana e afrodescendente muito mais que seres humanos escravizados, mas também como produtores de conhecimento e tecnologias.

Programa de Pós-Graduação:
Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas (MPED)
Nome do(a) Aluno(a):
Sá, Márcia Farias de Oliveira e