A inclusão do Teatro de Rua no ensino superior: uma experiência metodológica no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados

Tese

Esta tese versa sobre a inclusão do componente curricular eletivo Teatro de Rua no curso de graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados. O objetivo da pesquisa foi realizar e analisar uma proposta metodológica experimental que articulou três características: relação com o espaço de representação, interação com o público, estado de prontidão de atores e atrizes. Essa articulação permitiu o exercício da coletividade nas práticas teatrais e na conexão de três eixos dramatúrgicos relacionados ao trabalho com Teatro de Rua no Brasil, utilizados na construção de cenas e na compreensão de variadas formas do fazer teatral na rua. Foram eles: dramaturgias vinculadas às experiências da cultura popular, do teatro comprometido com a crítica social e das práticas que se utilizam de apropriação do espaço aberto na criação. Participaram da pesquisa 18 estudantes matriculados no componente curricular eletivo Teatro de Rua, no primeiro semestre de 2018, na UFGD. A proposta metodológica experimental envolveu contextualização histórica, formal, atuação para Teatro de Rua e vivências das teatralidades de rua na formação acadêmica em Artes Cênicas. Os encontros, que foram divididos em blocos de diferentes vertentes dramatúrgicas permitiram a vivência em diferentes campos do fazer teatral de rua, importante componente na formação acadêmica em Artes Cênicas. O processo foi realizado em 13 encontros, em sala de aula fechada e ambientes externos à Universidade, com a manutenção de debates e escritos reflexivos diários. Por meio dos relatos dos participantes, pude analisar o processo do semestre e constatar a eficiência do método de trabalho.

Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Nome do(a) Aluno(a):
Schiavo, Igor