Indícios de uma perspectiva (de)colonial no discurso de professores (as) de química: desafios e contribuições para a educação das relações étnico-raciais.

O objetivo do trabalho é identificar as aproximações e distanciamentos de uma perspectiva pedagógica decolonial no discurso dos professores de Química, de forma a contribuir para o entendimento de desafios e potencialidades no ensino de Química para a educação das relações étnico-raciais. A pesquisa está baseada nos referenciais da Decolonialidade, nos estudos da Educação das Relações Étnico-raciais e em pesquisas que envolvem o ensino de Química e a Lei 10.639/03. Dessa forma, a investigação se enquadra em uma pesquisa qualitativa empírica, pois investigou a percepção de dois professores de Química - que se autodeclaram negros, do Centro de Referência da Educação de Jovens e Adultos em Aracaju/SE sobre a relevância da temática racial na educação química através dos dados construídos a partir de entrevistas semi-estruturadas. Esses dados foram analisados pela metodologia de análise textual-discursiva (ATD), a qual gerou quatro categorias denominadas: conhecimento, dificuldades e efetivação da lei 10.639/03, racismo, políticas públicas e currículo. Com base na análise das categorias, foi identificado que o discurso da prática pedagógica de um dos professores está mais próximo da efetivação de uma perspectiva pedagógica decolonial do que o outro, este que apresenta um discurso meritocrático com relação as cotas raciais, folcloriza a cultura negra e não dá a devida representatividade aos cientistas negros. Dessa forma, percebemos que, quando se trata dessas questões, o professor dá a importância de acordo com as suas experiências de vida e, consequentemente, da sua percepção sobre o racismo. Portanto, para que os docentes sejam capazes de olhar para situação para além das suas experiências, é urgente a necessidade de se investir na formação continuada decolonial dos professores para que os capacite não só a compreender criticamente a importância das questões relacionadas à temática étnico-racial, mas a lidar positivamente com elas e, sobretudo criar estratégias pedagógicas que possam auxiliar a reeducá-las, em todas as modalidades de ensino.

Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências