Dissertação
Resumo:
Esta dissertação descreve como valores criativos e pedagógicos contribuem para a formação do artista-professor-pesquisador através de experiências com jogos de improvisação teatral em sala de ensaio. O processo de investigação foi desenvolvido através de coleta de dados, experimentação de jogos em oficina e análise da prática. Para tanto, a fundamentação teórica teve como principais embasamentos os estudos de Johan Huizinga e Roger Caillois, no que diz respeito aos conceitos de jogo em contextos sociais, e Jean-Pierre Ryngaert, Viola Spolin, Ingrid Koudela e Marina Elias, nas suas amplas contribuições para a área do ensino do teatro e criação de cena por meio de jogos de improvisação. Os resultados são apresentados através de avaliações qualitativas, concluindo que os jogos estudados se caracterizam pelos aspectos da criação artística, do caráter de ensino-aprendizagem sem fronteiras entre quem ensina e quem aprende e pela característica de produção de conhecimento fundamentada na articulação entre os pressupostos teóricos e a experimentação prática.
Unidade:
Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Nome do(a) Aluno(a):
Silva, Rodrigo Tomaz da
Orientador(a) (es/as):
Soares, Luiz Claudio Cajaíba