Memórias de um corpo negro feminino: narrativas poéticas, ancestralidade e processos criativos

Tese
Resumo: 

Sustentada no fazer poético por meio da linguagem da performance, esta pesquisa busca percorrer as subjetividades encontradas em distintas narrativas das experiências de vida de mulheres negras no contexto brasileiro, bem como em fragmentos autobiográficos da autora. O resultado da justaposição dessas histórias se opera na ficção, em que é construída uma produção plástico-textual – elaboração escrita e criação artística se amalgamam – por meio de uma persona, em que o corpo é produtor de sentido, suporte discursivo e performativo. Histórias passadas e presentes são revistas para romper com posicionamentos excludentes. Esse texto busca apreender e visibilizar os processos de resistências e a luta pela reexistência das populações afrodiaspóricas, especialmente a mulher negra brasileira. Reflete sobre a necessidade de buscar a voz das mulheres negras, atentando para além do gênero e raça, questões como sexualidade, classe e diversos outros marcadores de diferença que transitam pela experiência do corpo, não dissociando os diferentes eixos de subordinação e buscando representatividade, por meio da criação artística e sua articulação com reflexões teóricas. Sob a ótica decolonial, se ampara na epistemologia feminista negra ao valorar a experiência vivida e os conhecimentos e sabedorias que delas advêm, a importância do diálogo, das trocas, a responsabilidade pelas afirmações, a ética do cuidado, a valorização da singularidade, o lugar das emoções e a empatia, critérios utilizados na validação do conhecimento feminino e negro, visto que tais operações são geralmente realizadas por sujeitos que ocupam lugares de poder e representam hegemonias. As experiências de vida são evocadas nos fragmentos de histórias que funcionam como disparadores para criação artística, abrem um espaço para a fantasia. A pesquisa anseia além da resultante estética, compreender os movimentos e sentidos da sua construção, busca o processo criativo como produção de conhecimento científico e sensível, tensionando as fronteiras entre e realidade-ficção/arte-vida.

Programa de Pós-Graduação: 
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (PPGAC)
Nome do(a) Aluno(a): 
Yasmin de Freitas Nogueira
Orientador(a) (es/as): 
Suzana Maria Coelho Martins