Memórias Periféricas... As narrativas de Mestre Nô: Capoeira Angola, Educação e Formação Humana

Tese

A história da Capoeira é polissêmica, eivada de memórias silenciadas. Esta pesquisa objetivou registrar e compreender saberes da Capoeira Angola, a partir das narrativas e acervo de Norival Moreira de Oliveira, Mestre Nô. Justifica-se pela relevância de histórias silenciadas na Capoeira, na cultura corporal de movimento e na educação. Orienta-se pela teoria da História oral temática que, para Delgado (2006), apresenta novas hipóteses sobre processos já conhecidos e o registro de visões de testemunhas da história, nem sempre considerados pela denominada história oficial; além das contribuições de Benjamin (2000, 1985). Questionamos: Quais os elementos formativos da Capoeira Angola de Mestre Nô? De que modo isso contribui para outra história da Capoeira e para a formação cultural? Dos resultados, apontamos o contexto de aprendizado do Mestre e suas sínteses criativas na atualização dos saberes da Capoeira. Também o registro de uma experiência angoleira de referência. Das considerações, destacamos a compreensão da Capoeira como prática da cultura de rua afro-brasileira, realizada desde o corpo no jogo como experiência de sobrevivência. Também a sistematização de saberes experienciais traduzidos nos fundamentos e comportamentos contidos em seu aforismo: “Capoeira na Roda, Capoeira na Vida”, um modo de educação que transita entre o global e o local, o centro e a periferia, para além dos muros da escola e universidade. Um ensino que se orienta para a formação humana, pois a Roda de Capoeira, para Mestre Nô, é o Palco da Vida. Foi possível compreender também que o conjunto de seus saberes se constitui na relação com o presente, passado e futuro. Assim, seus saberes da tradição possuem sentido prático nas necessidades atuais. Renovar na tradição é, nesta prática angoleira, recuperar memórias perdidas para orientar novos caminhos.

Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós - graduação em Educação