Tese
Resumo:
Esta experiência de produção artística coletiva pesquisou as possibilidades de apropriação do tabletop Roleplaying Game (RPG, Jogo de Interpretação de Papéis de mesa) para uma poética dramatúrgica espetacular. Como parte de uma pesquisa-ação, 05 (cinco) participantes, após 08 (oito) sessões de RPG de mesa, se colocaram em situação de escrita de um texto para teatro. A maneira encontrada pelos participantes para realizar a escrita dramatúrgica coletiva foi a transcrição de diálogos oriundos de processos semelhantes aos dos jogos dramáticos e aos dos jogos de improvisação para o teatro, inclusive aqueles associados ao process drama. A leitura de alguns teóricos, tais como André Sarturi, Beatriz Ângela Cabral, Catarina Sant’Anna, Cleise Furtado Mendes, Jean-Pierre Ryngaert, Jean-Pierre Sarrazac, Johan Huizinga, Luigi Pareyson, Martin Esslin, Patrice Pavis, Rafael Bienia e Roger Caillois, orientou uma análise qualitativa da experiência desenvolvida e do texto dramático e uma possível identificação das similaridades entre o RPG de mesa e o drama, e consequentemente a sua capacidade de apropriação para os contextos poéticos da cena. O registro dessa experiência pôde determinar algumas referências para sua aplicabilidade nesses tipos de processos e também revelar alguns limites de apropriação desse tipo de jogo em processos de criação dramatúrgica.
Unidade:
Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Nome do(a) Aluno(a):
Dadico Sobrinho, João Marcos
Orientador(a) (es/as):
Leão, Raimundo Matos de