Perspectiva de internacionalización en casa e interculturalidad crítica como proceso de globalización contra hegemónica potenciada por las TIC: caso en red

Tese
Estudo de caráter qualitativo, com inspiração metodológica empírica na pesquisa-ação, na etnografia virtual e na bricolagem, visando compreender como os processos socioculturais tecidos por uma perspectiva em rede de Internacionalização em Casa, sustentada pelas TIC, desenvolvem práticas de Interculturalidade Crítica entre estudantes e professores universitários. Os participantes foram três professores, cada um com um grupo de estudantes, da Universidade Federal da Bahia, Brasil, da Universidade Católica de Temuco, Chile, e da Universidade Veracruzana, México. A pesquisa desenvolveu-se ao longo de quatro fases, que se construíram através de ambientes virtuais; nas duas primeiras participaram apenas os professores em quatro encontros por conferênciaweb, enquanto que nas duas últimas participaram os estudantes em três encontros por conferênciaweb. A primeira fase consistiu da apresentação dos professores; a segunda provocou a construção dialógica-coletiva de conhecimentos polilógicos transdisciplinares glocais entre eles; a terceira estimulou a produção e a socialização de vídeos, inspirados no modelo de Sala de Aula Invertida, por parte de cada contexto, que apresentaram uma problemática local aos outros professores e estudantes, no global, com a intencionalidade de conhecer, discutir e refletir coletivamente; enquanto que na quarta fase foram registradas as percepções, reflexões e considerações finais das participações na experiência. Os procedimentos transversais, durante toda a interação com e entre os sujeitos, para a produção dos dados, foram a observação participante e a escuta sensível, enquanto que, no final, se realizaram levantamentos e entrevistas semiestruturadas. Os sete encontros virtuais serviram de instrumentos de estudo, tal como um grupo de discussão presencial com os estudantes, em cada contexto, um guia para entrevistas individuais com os professores, e questionários em escala Liker e com perguntas abertas, para os estudantes. Tudo foi registrado digitalmente em diários de campo, formulários virtuais, áudios e/ou vídeos. Para a organização e análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva, com o auxílio do software Nvivo 12. Deste processo coletivo emergiu uma perspectiva alternativa para o fomento articulado e transdisciplinar da ‘internacionalização em casa, interculturalidade crítica e TIC’ - IIT, que se denominou como ‘tríade polilógica poliética IIT’. Os resultados sugerem potencialidade para a formação e a aprendizagem própria e apropriada nas dimensões IIT, para as construções e produções coletivas/colaborativas de conhecimentos, assim como para estimular a interculturalidade crítica por meio de vínculos empáticos e afetivos desenvolvidos entre relações de abertura holística e de alteridade com o desconhecido, com as diferenças, desde as próprias singularidades. Também, se constataram sensibilizações, reflexões, compreensões, pensamentos críticos, conscientizações, as quais emergiram da socialização local-global das diferentes realidades latinoamericanas, que ao mesmo tempo são similares, de forma a reconhecerem-se uns nos outros. Por sua complexidade, se visualiza a IIT com uma possibilidade para consolidar redes entre sujeitos, que contribuam para descolonizar o poder, o ser e o saber, ao mesmo tempo que possibilitem a formação de cidadanias responsáveis, para integrar-nos, fortalecer-nos, reconhecer-nos, como latinoamericanos.
Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
Nome do(a) Aluno(a):
Durán-Jiménez, Georgina Ivet