Por uma extensão universitária transformadora: caminhos para uma abordagem crítica e dialógica na mediação da ação teatral

Tese

Esta tese consiste em uma pesquisa qualitativa que tem como objeto de investigação a mediação da ação teatral em atividades de extensão universitária. Os campos de conhecimento que este estudo compreende circulam entre as artes cênicas e a educação, relacionando-se ao objeto de estudo por um viés sociopolítico. Parte-se do questionamento a respeito de qual é a responsabilidade social da universidade pública, representada especialmente pela extensão, que integra o tripé universitário juntamente com o âmbito do ensino e da pesquisa. A extensão possui critérios e diretrizes indicados por documentos oficiais, lapidados ao longo de anos via os Fóruns de Pró-Reitores de Extensão, que definiram como esta deve atuar, e que princípios estruturadores deve seguir, como, por exemplo, o da interação dialógica. Com o fim de pesquisar uma prática de ensino teatral congruente com as diretrizes indicadas, questiona-se quais estratégias pedagógicas teatrais podem ser utilizadas para desenvolver uma prática extensionista transformadora. É travado um diálogo com autores de abordagens críticas como Paulo Freire, Augusto Boal e Bertolt Brecht e realizada uma análise sobre práticas de mediação da ação teatral capazes de serem convergentes com as normas extensionistas. A partir disto, problematiza-se se estes procedimentos estudados são úteis para serem sistematizados de forma a gerarem princípios de uma pedagogia teatral para a extensão universitária, o que ocasionou a investigação prática da pesquisa, via a criação de um curso de extensão oferecido a jovens adolescentes do município de Seabra-BA. Desta forma, a tese é estruturada essencialmente em três partes. Na primeira, investiga-se o papel social da universidade pública e sua forma de produção de conhecimento, onde são aferidas obras, artigos e trabalhos acadêmicos sobre o tema, além dos documentos normativos oficiais da extensão universitária. Na segunda parte, é aprofundado o estudo de abordagens e estratégias de mediação da ação teatral sob a ótica de um ensino transformador extensionista, como o Teatro em Comunidades. São analisadas teorias dialógicas de educação e teatro, focalizando na atitude e postura do professor. Na terceira parte, é examinada a investigação prática com o grupo-sujeito, gerando princípios para a mediação da ação teatral na extensão universitária. Os resultados da pesquisa evidenciam que as pedagogias críticas teatrais averiguadas e aplicadas em prática podem oferecer ferramentas de abordagem de ensino críticas e dialógicas, tornando se norteadoras para a edificação de uma pedagogia extensionista transformadora na mediação da ação teatral.

Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Nome do(a) Aluno(a):
Silva, Anita