Por uma formação poética

Tese
Resumo: 
Essa tese doutoral é tomada pela reflexão e fabulação teórico-conceitual do que denominamos formação poética enquanto capacidade de resistência e invenção em blocos de espaço-tempo implexos de aprendizagem. A poética implica em produzir mais beleza e singularização aos modos de existência em contextos educacionais, fazendo dos processos formativos uma obra poética. A partir das expressões poético-literárias, dos conceitos da filosofia da diferença e das noções/proposições educacionais convidamos para com-versar: Roberto Macedo, Silvio Gallo, Marlucy Paraiso, Sandra Corazza, Benedito Espinoza, Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Clarice Lispector, Franz Kafka, Manoel de Barros e Fernando Pessoa, dentre outros. Adotamos o método rizomático, por sua aderência com o constructo da pesquisa, pois a perspectiva de formação privilegiada é a de processos de subjetivação e singularização na educação. Consideramos que aqueles que se formam não são idiotas poéticos e que há programas de experimentação para exercitar os devires-poéticos na formação.
Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
Nome do(a) Aluno(a): 
Santos, Igor Alexandre de Carvalho
Orientador(a) (es/as): 
Macedo, Roberto Sidnei Alves