Um estudo sobre a análise ativa e a formação do ator-criador

Este trabalho realiza uma investigação sobre a análise pela ação e suas potencialidades de utilização pelo ator-criador. Neste sentido, enfoca em aspectos como a formação do ator e as possibilidades de aplicação desta forma de trabalho para a criação teatral. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica com o fim de levantar dados referentes ao surgimento e desenvolvimento da análise pela ação, com foco especial no trabalho de Maria Knebel e alguns de seus alunos. A intenção foi identificar as principais potencialidades desta forma de criação teatral em processos de formação de atores e diretores, bem como para a montagem de espetáculos e, além disso, registrar os desenvolvimentos promovidos em suas formas de aplicação por alunos e seguidores de Constantin Stanislávski. O mesmo foi realizado em relação aos autores nacionais que debruçaram-se sobre o tema ou que utilizaram a análise pela ação no desenvolvimento de seus trabalhos artísticos. Através deste trabalho procurei realizar uma série de reflexões referentes a aplicação da análise pela ação nos processos de criação da cena. O mesmo foi feito em relação à importância dos études nos processos pedagógicos de Stanislávski. Além disso, descrevo uma série de experiências vividas durante a minha formação como ator e professor, todas envolvendo estas formas de trabalho.
Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Nome do(a) Aluno(a):
Santos, Fábio José de Oliveira dos